Em São José, matcon decide fechar neste sábado - Revista Anamaco

Covid-19 em SC

Em São José, matcon decide fechar neste sábado

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação dos Comerciantes da Grande Florianópolis (Acomac Grande Florianópolis), após reunião entre Jorge Guarezi e Júlio João Pereira, respectivamente diretor e diretor Executivo da Associação,  com o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, e com Sinara Regina Simioni, secretária de Saúde do município, protocolou um ofício solicitando a inclusão das lojas de material de construção como atividade essencial na cidade.
Embora estejam amparadas no Decreto Federal 10.329, de 28 de abril de 2020, que as considera essenciais, portanto, podem abrir normalmente, um Decreto estadual prevê o fechamento de todas as lojas de rua, independentemente do segmento de atuação, com exceção de supermercados, lojas de agropecuária, farmácias e postos de gasolina.
Seguindo a determinação federal, o comércio de material de material de construção não está obrigado a fechar. Mas, Pereira explica que, considerando que o sistema de saúde na Grande Florianópolis está à beira do colapso, a secretaria da Saúde e a Prefeitura solicitaram à Acomac uma ajuda para convencer os revendedores a manter as lojas fechadas neste sábado para evitar que seja decretado um lockdown total. “Tão logo as coisas voltem ao normal, não teremos problemas em trabalharmos nos finais de semana”, comenta.
Para que os lojistas fiquem mais seguros e conscientes de que não estão contrariando as determinações, o pedido da Acomac é que a prefeitura publique um decreto municipal reforçando a essencialidade do setor. “O prefeito entende a situação e vai estudar a possibilidade de, nos próximos dias, decretar, se necessário, a inclusão do segmento como atividade essencial no município”, finaliza.

 

Foto: Divulgação

Em São José, matcon decide fechar neste sábado
Compartilhe esse post:

Comentários