Entidades em defesa do parcelado - Revista Anamaco

Parcelo sim!

Entidades em defesa do parcelado

Texto: Redação Revista Anamaco

Um grupo de 11 entidades lança hoje um movimento nacional em defesa do Parcelado Sem Juros (PSJ). Batizada de "Parcelo Sim!", a iniciativa tem como objetivo preservar uma conquista histórica dos consumidores e angariar apoio com o maior número possível de assinaturas. O movimento é apartidário, mas pretende sensibilizar autoridades políticas do Executivo e do Legislativo a evitar que a população economicamente ativa e os varejistas sejam menosprezados pelos grandes bancos.
De acordo com as entidades, o PSJ é uma das mais importantes ferramentas de concessão de crédito do Brasil. Ele ajuda 200 milhões de brasileiros todos os dias a comprar todo tipo de produto até remédios e a compra no mercado.
Pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que essa modalidade de pagamento é adotada por 90% dos varejistas e, segundo o Datafolha, 75% da população fazem uso dela. "A modalidade de compra parcelada sem juros é essencial para a economia, para o comércio e, principalmente, para as famílias de menor renda. Imagine não poder contar com ela em situações emergenciais. O Movimento 'Parcelo Sim!' é propositivo, com a reunião de mais de 10 entidades", explica Paulo Solmucci Júnior, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O executivo acrescenta que o movimento pretende informar a população sobre as consequências que uma mudança nesse produto, que é o campeão de preferência do consumidor, pode provocar. “É muito importante que todos participem do abaixo-assinado para juntos vencermos essa batalha", frisa Solmucci.
Décio Lima
, presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), faz coro a Solmucci e salienta que o parcelado sem juros é bom para quem compra e é bom para quem vende. “A maioria dos empreendedores usa essa modalidade para ganhar fôlego no capital de giro. Para a população mais pobre, que precisa comprar comida, remédio ou eletrodomésticos, é uma ferramenta de crédito insubstituível, por ser a única sem juros no país", afirma.
A campanha está presente no site parcelosim.com.br e nas redes sociais Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.
Já fazem parte do movimento as entidades: Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), ABRASEL,  Associação Brasileira dos Lojistas Satélites de Shoppings (ABLOS),  Associação Brasileira de Academias (ACAD), Associação de Lojistas do Brás (Alobras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Parcele na Hora, Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Sebrae e União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (UNIVINCO).

Foto: Adobe Stock

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