Estabilidade na indústria de matcon em outubro
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje, 14 de novembro, a nova edição do Índice Abramat, levantamento mensal produzido, com exclusividade, pela consultoria Ecconit. De acordo com o estudo, em outubro, o faturamento da indústria do setor apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, já considerando o ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2024, houve queda de 2,0%.
Entre os segmentos, estima-se que o faturamento deflacionado do material básico tenha diminuído 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o material de acabamento registrou contração de 2,9%. Na comparação com setembro, com ajuste sazonal, as estimativas apontam alta de 0,4% para o material básico e queda de 0,5% para o de acabamento.
Paulo Engler, presidente da entidade, explica que a projeção de fechamento do ano, apesar de ainda ser positiva, foi revisada para baixo, passando para 0,5%, reflexo do desempenho fraco observado ao longo do ano. Apesar disso, a Abramat mantém expectativa de recuperação parcial nos dois últimos meses de 2025. “O setor ainda enfrenta desafios importantes, mas os sinais de estabilização indicam que podemos encerrar o ano com um leve crescimento e um cenário mais positivo para 2026”, afirma Engler.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 