Eternit inicia a comercialização de telhas fotovoltaicas de fibrocimento - Revista Anamaco

Empresas

Eternit inicia a comercialização de telhas fotovoltaicas de fibrocimento

Texto: Redação Revista Anamaco 

Após lançar a sua telha fotovoltaica de concreto, Tégula Solar, a Eternit iniciou, neste mês de maio, a comercialização, para todo o Brasil, da primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do País. De acordo com Luís Augusto Barbosa, presidente da empresa, forte aposta do Grupo em tecnologia e inovação, a Eternit Solar chega ao mercado para democratizar o acesso à energia solar.
Segundo ele, com diversas possibilidades de aplicação, poderá ser instalada em casas populares, galpões agrícolas, confinamento de bovinos, suínos, aves e construções sem telhado aparente. “A expectativa é de que o produto seja popular e alcance alto potencial de mercado, já que possui compatibilidade com as amplamente conhecidas telhas onduladas de fibrocimento, carro-chefe do Grupo, tendo respondido por quase 70% do faturamento da companhia no primeiro trimestre de 2023”, salienta.
O lançamento acontece em um momento de fortalecimento do mercado brasileiro de energia solar, com o País entrando, pela primeira vez, no ranking dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. “A comercialização da Eternit Solar é um passo importante para o futuro da companhia; enquanto a telha fotovoltaica de concreto se destina a um nicho de mercado, a telha fotovoltaica de fibrocimento, destina-se a aplicações de grande volume. É uma tecnologia revolucionária que beneficiará uma camada maior da população por seu custo mais acessível”, destaca o executivo.
Desenvolvida desde 2020, a telha fotovoltaica de fibrocimento passou por testes executados no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de projetos-piloto em galpões agrícolas e industriais.
Nos planos do Grupo também está a construção de uma fábrica para produção das telhas em alto volume em um futuro próximo. Atualmente, a Eternit Solar é produzida na unidade de Atibaia (SP).

Foto: Divulgação

Eternit inicia a comercialização de telhas fotovoltaicas de fibrocimento
Compartilhe esse post:

Comentários