Evento discute conta de energia na indústria e no comércio - Revista Anamaco

Evento

Evento discute conta de energia na indústria e no comércio

Texto: Redação Revista Anamaco

Acontece no dia 21 de agosto, na sede da Amcham-Curitiba, o 3° Comitê de Energia, que discutirá a conta de energia nas indústrias e comércio e como reduzi-la com medidas simples. Voltado para profissionais e empresários do setor elétrico e industrial, o encontro tem como tema “Oportunidades de eficiência energética na indústria”. O evento é o terceiro de uma série de quatro encontros realizados pela Amcham-Paraná em parceria com a Engerey Painéis Elétricos e a Reymaster Materiais Elétricos.
O palestrante convidado será Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy, que abordará os seguintes assuntos: histórico do consumo de energia na indústria; entendendo a fatura de energia; como identificar oportunidades de economia; passo a passo para implementar um projeto de eficiência energética; medição e verificação de economias; linhas de financiamento. “O objetivo do evento é a exploração do conteúdo que afeta diretamente o caixa das empresas. Entender a conta de energia é o primeiro passo”, afirma o executivo.
Também será apresentado no evento o banco de capacitores, um equipamento essencial para a economia de energia, pois compensa e corrige as oscilações de potência reativa das máquinas. “Muitas vezes, o mau aproveitamento da energia elétrica é originado pelo uso de um baixo fator de potência pelas cargas e isso pode, inclusive, gerar uma multa de até 30% na conta de energia, onde é descrita como ‘Energia Reativa Excedente’”, afirma Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey.  
De acordo com Santos, o banco de capacitores é capaz de reverter essa situação: “Esse equipamento dimensionado corretamente, corrige e elimina a energia reativa excedente, gerando economia e melhorando a qualidade de energia da instalação elétrica”, explica.

Foto: Dovulgação

 

Evento discute conta de energia na indústria e no comércio
Compartilhe esse post:

Comentários