Nova campanha

Evolução no segmento

22/02/2016

A Votorantim Cimentos acaba de lançar uma campanha para apresentar ao mercado do varejo a maior inovação de seu portfólio em 83 anos de história. A iniciativa é resultado de uma ampla pesquisa, que envolveu mais de 400 profissionais da construção (profissionais da obra, varejistas, balconistas, construtoras, consumidores, associações e outros) e teve como objetivo entender os desafios, as dificuldades, as necessidades e as percepções desses diferentes públicos sobre o processo de construção como um todo, onde o cimento é um dos protagonistas.
O levantamento mostrou uma série de sinalizações: a dificuldade de toda a cadeia em entender as normas técnicas e a diferença do uso entre os cimentos; a dificuldade dos varejistas e pedreiros em recomendar o cimento mais adequado para cada tipo de obra (uma vez que o pedreiro escolhe o cimento por tradição e experimentação); e a dificuldade do consumidor na tomada de decisão durante o processo de compra, pois ele se sente vulnerável e dependente da recomendação e conhecimento do balconista da loja, e em muitas vezes toma a decisão equivocada.
A partir dessas sinalizações, toda a companhia foi mobilizada. Foi formado um grupo multidisciplinar - envolvendo a área comercial, de marketing, operação, P&D, logística, jurídico, comunicação e outras -, que após mais de um ano de estudos chegou ao novo conceito de portfólio, sob a óptica do consumidor.
A partir de então, foram desenvolvidos produtos para cada tipo de obra: Obras Estruturais, Todas as Obras, Obras Básicas, Obras Especiais e Obras Especiais em Meios Agressivos. “É a maior inovação neste mercado, porque o novo conceito de portfólio muda completamente a forma de se comercializar e de usar o cimento na construção civil”, sinaliza Mauricio Russomanno, diretor de Vendas, Marketing e Operações de Concreto da Votorantim Cimentos.
Segundo ele, “apesar do cenário desafiador, continuamos acreditando no Brasil e, por meio da inovação, queremos contribuir para a evolução da construção civil em nosso País. E se nosso cliente tem mais sucesso, nós teremos também”, destaca.
A campanha, no ar desde o dia 19 de fevereiro, é protagonizada pelo ator e comediante Leandro Hassum e tem como mote “O primeiro e único cimento para cada tipo de obra”. Ela contempla mídias tradicionais e inovadoras em 17 Estados, incluindo anúncio em TV aberta e fechada, rádio, mídia exterior, jornal, veículos do trade construção e redes sociais, além do “outdoor social”, com a inserção de placas em comunidades carentes pelo Brasil por meio do “aluguel” das fachadas das casas, beneficiando seus moradores.
As peças trazem a marca institucional Votorantim Cimentos e suas marcas comerciais regionais (Votoran, Poty, Itaú e Tocantins), e são permeadas pela hashtag #partiuobra, unindo plataformas com o objetivo de incentivar o compartilhamento espontâneo nas redes sociais.

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