Expectativa de crescimento
Levantamento realizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) indica que o varejo de material de construção cresceu 4% em setembro na comparação com o mesmo período de 2008.
Setores de cerâmica e acabamentos em geral, incluindo tintas, tiveram um crescimento de 6,5% no período. "Isso indica uma retomada das obras, mesmo com o mês de setembro tendo um grande índice de chuvas. Temos que lembrar que, nessa época do ano, as pessoas já começam a preparar a casa para as festas de fim de ano. Então, é natural que os setores de acabamento tenham destaque nas vendas", explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Segundo o estudo, na relação setembro sobre agosto, o desempenho foi de 4,5%. Já no acumulado de janeiro a setembro sobre o mesmo período do ano passado, o setor cresceu 3%. A Anamaco mantém a expectativa de crescimento de 6,5% este ano na comparação com 2008, quando o setor bateu recorde de faturamento (R$ 43,23 bilhões). "Para 2010 projetamos um crescimento de 10% sobre 2009", declara Conz.