Faturamento da indústria de matcon apresentou recuperação em julho
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje, 20 de agosto, a nova edição do Índice Abramat, levantamento mensal produzido, com exclusividade, pela consultoria Ecconit. O estudo revela que o faturamento das indústrias do setor apresentou alta de 1,9% em julho, na comparação com o mês anterior (com ajuste sazonal). Já em relação a julho de 2024, houve recuo de 2,7%. Com os resultados acumulados no primeiro semestre e julho, a projeção de crescimento do setor em 2025 se mantém positiva, com expectativa de elevação de 2,8% no faturamento anual.
O levantamento indica que o desempenho foi equilibrado entre as duas categorias principais. O material básico registrou queda de 2,7% na comparação com julho do ano passado, enquanto o material de acabamento cedeu 2,8% no mesmo período. Frente a junho, com ajuste sazonal, os básicos cresceram 1,7%, e os produtos de acabamento avançaram 2,0%.
No acumulado do ano, o setor apresenta crescimento de 1,1%, com o material básico registrando alta de 0,8% e o material de acabamento expandindo 1,5%. No acumulado de 12 meses, o crescimento total alcança 3,6%.
Paulo Engler, presidente da Abramat, analisa que o resultado de julho reflete sinais positivos de recuperação no curto prazo, com o setor registrando expansão no mês. “Embora enfrentemos volatilidade nas comparações anuais, nossa projeção de 2,8% para o ano permanece sólida e realista. A Abramat continuará trabalhando para fortalecer o diálogo com todos os elos da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade e sustentabilidade para a indústria nacional de material de construção", finaliza Engler.
Foto: Adobe Stock