Faturamento da indústria de matcon volta a crescer
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje, 16 de outubro, a nova edição do Índice Abramat, levantamento mensal produzido, com exclusividade, pela consultoria Ecconit.
De acordo com o estudo, em setembro, na análise com ajuste sazonal, o faturamento da indústria do setor cresceu 2,4% em relação a agosto. Com esse resultado, no acumulado do ano, ficou negativo pela primeira vez desde dezembro de 2023, com queda de 0,43%. Apesar disso, a projeção de fechamento para 2025 se mantém em 1,8% de crescimento.
A pesquisa indica que, em setembro, o faturamento deflacionado do material básico diminuiu 2,3%, enquanto o material de acabamento apresentou contração de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Na comparação com agosto, com ajuste, os aumentos são de 2,3% e 2,5%, respectivamente. "O mês de setembro se mostrou mais positivo que o anterior no faturamento da indústria. Os números consolidam a expectativa de crescimento do setor para 2025 em 1,8%, refletindo a resiliência da indústria de material de construção e a perspectiva de recuperação gradual da economia brasileira", comenta Paulo Engler, presidente da Abramat.
Foto: Adobe Stock