Finep e Anfacer firmam parceria para financiamento às associadas após a crise - Revista Anamaco

Covid-19

Finep e Anfacer firmam parceria para financiamento às associadas após a crise

Texto: Redação Revista Anamaco com informações do Portal da Anfacer

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e a Associação Nacional dos Fabricantes para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), por meio de Planos Estratégicos de Inovação (PEI), uniram-se para oferecer linhas de financiamento às empresas associadas e fomentar o crescimento do setor cerâmico.
O objetivo é fomentar o crescimento do setor, sempre com o foco na inovação, tanto para o processo de produção como para o produto final. Os recursos poderão ser aplicados, também, na compra de equipamentos, no parque fabril, entre outras ações para a retomada da economia. “A realização desse acordo de cooperação reforça o papel da Anfacer no auxílio de contribuir com a inovação e sustentabilidade no segmento”, afirma Maurício Borges, CEO e presidente-Executivo da entidade. 
Para facilitar a estruturação dos Planos Estratégicos de Inovação (PEI) pela indústria, a entidade conta com a parceria do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), entidade que possui todo conhecimento na estruturação das propostas e ainda é especialista no setor cerâmico. “Esse acordo chega em um momento muito importante, já que sabemos que a inovação da indústria será peça chave na retomada do mercado no momento pós-Covid-19. Contamos com o CCB no suporte técnico de alto nível às empresas, para a elaboração de todos os planos estratégicos de inovação”, conta Anderson Vieira, consultor de Qualidade e Inovação da Anfacer.
Alberto Dantas, diretor de Inovação da Finep, reforça que a meta é aproximar as empresas da cadeia produtiva de cerâmica dos centros de pesquisa e também das startups, com vista à realização de ações de apoio necessárias ao atendimento das principais dificuldades enfrentadas por essa indústria, incentivando a inovação na cadeia produtiva desse setor, fomentando a melhoria do desempenho e qualidade dos seus produtos e, assim, contribuir para o bem estar da sociedade. “A Finep é tradicional fonte de financiamento de projetos do setor cerâmico, tendo apoiado ao longo de sua história as empresas líderes neste segmento”, comenta.
Ana Paula Margarido, superintendente-Executiva do CCB, observa que o CCB poderá colaborar na elaboração dos projetos e no desenvolvimento de metodologias técnico/científicas, além de todo o acompanhamento. “Nosso intuito é ajudar para o sucesso do financiamento das indústrias e, assim, contribuir com a inovação tecnológica no setor”, diz.
O financiamento será destinado às empresas brasileiras de pequeno, médio ou grande portes e que estejam dispostas a realizar os Planos Estratégicos de Inovação. Esses planos serão avaliados pela Finep-MCTIC e, se aprovados, enquadrados em algumas linhas de ação conforme metodologia própria da Financiadora, na qual são avaliados o grau e a relevância da inovação para o setor econômico da proposta submetida.   
Para conhecer todas as linhas e saber como a empresa pode se beneficiar desta parceria, basta entrar em contato com a Anfacer pelo e-mail anderson@anfacer.org.br

Foto: Adobe Stock

Finep e Anfacer firmam parceria para financiamento às associadas após a crise
Compartilhe esse post:

Comentários