Gerdau anuncia a criação da Gerdau Next, seu braço de Novos Negócios - Revista Anamaco

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Gerdau anuncia a criação da Gerdau Next, seu braço de Novos Negócios

Texto: Redação Revista Anamaco

A Gerdau anuncia a criação da Gerdau Next, seu braço de Novos Negócios, focada na estratégia de longo prazo de desenvolvimento de novos produtos e negócios, adjacentes à produção de aço, e alinhada às diretrizes de inovação e disrupção da companhia.
Ela será liderada por Juliano Prado, que se reportará diretamente a Gustavo Werneck, CEO da empresa. “Com a Gerdau Next vamos expandir e acelerar os novos negócios, que têm sido criados pela Gerdau nos últimos anos para que, em um futuro breve, possamos atingir nosso objetivo de termos 20% das receitas da Gerdau provenientes de novos negócios relacionados à cadeia do aço e adjacentes”, explica Werneck.
Segundo ele, a empresa reforça o compromisso de aumentar a geração de valor para os clientes e de ter um papel ativo na oferta de soluções e produtos inovadores para as cadeias em que está presentes. “O Juliano contribuirá para que a companhia, que completa 120 anos em 2021, fortaleça ainda mais seu perfil empreendedor”, completa.
Prado é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA executivo pela Coppead. Possui formação complementar em importantes escolas de negócios, como London Business School, MIT e IMD. Ao longo de uma carreira de 25 anos, atuou em diversos países trabalhando nas empresas Shell, Raízen e Cosan, liderando áreas como Marketing, Operações, Bioenergia, Vendas, Estratégia, M&A e Transformação Digital.
Mais recentemente, atuou como Chief Operating Officer (COO) da Raízen Energia, coordenando toda a operação agroindustrial com 26 plantas industriais. Nos últimos dois anos, estava na posição de diretor Executivo da Holding Cosan e CEO da Payly, startup B2B2C fundada por ele dentro do Grupo. 
A Gerdau desenvolveu, em 2019, um trabalho de definição da estratégia da companhia para os próximos dez anos. Chamado de Futuro Gerdau, segundo a empresa, o trabalho considerou não só o mercado brasileiro, mas também mercados globalmente importantes para a indústria do aço, como a China e os Estados Unidos.
Na discussão de prioridades e investimentos futuros no período considerado, foram levadas em conta uma avaliação dos ativos atuais da empresa, as tendências dos setores em que a Gerdau está inserida e as visões de como poderá ser a Gerdau no futuro. “Um balizador importante desse trabalho é a percepção de que as mudanças em curso no mercado global apontam para um caminho: que a Gerdau se afaste do modelo de produtora de commodities para se tornar cada vez mais uma provedora de serviços e produtos de alto valor agregado”, destaca o CEO.
Segundo a empresa, no horizonte inicial de dez anos do Futuro Gerdau, uma parcela de 20% do faturamento da companhia deverá vir de novos negócios e produtos focados no complemento da proposta de valor a seus clientes e nas oportunidades existentes nas cadeias em que atua. 
Para chegar lá em uma década, o caminho é a inovação disruptiva na cadeia de valor do aço. O Grupo antecipa que cinco eixos balizarão esses investimentos em inovação, com um valor previsto de até US$ 1 bilhão em dez anos: Novos modelos de interação com fornecedores e clientes, facilitados por tecnologias digitais Novos materiais, incluído o grafeno, Futuro da construção, Futuro da indústria e Futuro da mobilidade.

Foto: Divulgação

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