Habitação

Governo Federal deverá anunciar programa para melhorar a moradia

Texto: Redação Revista Anamaco

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou, em 15 de setembro, em São Paulo, do evento "Quando caminhamos juntos, o Brasil cresce", promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).
Na ocasião, o ministro foi homenageado pela contribuição ao acesso à moradia no Brasil. "Havia uma lacuna no programa. O teto de subsídio era incompatível com a realidade de uma família que ganha um salário-mínimo. Uma das soluções que encontramos para ampliar o acesso das famílias à casa própria foi aumentar o valor do subsídio, unindo os recursos do Governo Federal com de governos locais. Criamos o Minha Casa, Minha Vida - Cidades, em que aumentamos o valor federal para R$ 55 mil, e os governo estaduais podem entrar com até 30 mil, e a partir daí a curva de moradias no Brasil virou", explicou o ministro.
De acordo com ele, a união de esforços permitirá que o programa atinja a meta de três milhões de unidades habitacionais contratadas até o final de 2026. "Entender as necessidades dos setores é fundamental para que o Minha Casa, Minha Vida cresça e a economia do País avance. É a era de ouro do Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou Jader Filho.
O ministro informou que o Governo Federal está finalizando um programa destinado a financiar a melhoria da moradia da população. “O anúncio será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas semanas”, afirmou.
Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente executivo da CBIC, fez um pronunciamento em que destacou a atuação do Ministério para ampliar o acesso à moradia com o MCMV. “Da mesma forma que leva habitação, moradia de qualidade, digna, para o brasileiro, o Ministério vai requalificar as cidades de forma a trazer mais humanidade a nossas relações entre os municípios”, disse.
Guedes lembrou, ainda, o potencial do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, criado pela CBIC para estimular a requalificação das vias urbanas e a melhoria das cidades, cuja implementação será conduzida pelo Ministério das Cidades.

Foto: Marcelo Camará/MCID

Governo Federal deverá anunciar programa para melhorar a moradia
Compartilhe esse post:

Comentários