Empresas

Grupo Lamosa no Brasil recebe Selo Clima, por suas práticas sustentáveis

Texto: Redação Revista Anamaco

As práticas sustentáveis do Grupo Lamosa no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, são atreladas ao processo produtivo de suas três fábricas localizadas no Paraná - duas em Campo Largo e uma em São Mateus do Sul.
Junto com as certificações que atestam os protocolos implementados para a eficiência no uso dos recursos, o emprego de energia limpa, gestão hídrica e o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com base no GHG Protocol, entre outros tópicos que englobam o tripé ESG, as plantas de Campo Largo foram reconhecidas dentro da Categoria A - Mercado Interno do Selo Clima Paraná edição 2025. Já a unidade de São Mateus foi designada na Categoria B - Mercado Interno. 
Concedido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de combater as mudanças climáticas, o selo foi entregue após a inscrição espontânea realizada pelo Grupo no Brasil e se configura como um reconhecimento oficial pelo empenho assumido desde 2021, quando deu início ao desenvolvimento da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Desde então, desdobramos nossas ações que nos colocaram como referência no segmento cerâmico e no mercado da construção civil”, aponta Sergio Wuaden, diretor-Geral da empresa.
O executivo explica que a análise dos dados para a concessão do Selo considerou não apenas as questões relacionadas ao meio ambiente, mas também as convenções de Governança Corporativa e Sociais que a empresa realiza. “Com essa chancela, o Grupo Lamosa no Brasil figura no rol das empresas privadas paranaenses com maior maturidade de informações e práticas ambientais dentro da modalidade Mercado Interno, que qualifica todos os esforços para mitigar os impactos socioambientais”, salienta.
Wuaden reforça que a conquista do Selo legitima todo o trabalho promovido pelo departamento de Meio Ambiente da empresa para fortalecer seu posicionamento estratégico nos temas de sustentabilidade, inovação e competitividade no mercado. “Assim como a metodologia do selo, nosso posicionamento estratégico de ESG está completamente conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam a agenda 2030 da ONU”, destaca.
A cerimônia de entrega de outorga ocorreu em 02 de dezembro, em Curitiba (PR), e o Selo Paraná é válido por 12 meses.

Foto: Divulgação

Grupo Lamosa no Brasil recebe Selo Clima, por suas práticas sustentáveis
Compartilhe esse post:

Comentários