Grupo Roca publica seu Relatório de Sustentabilidade 2022 - Revista Anamaco

Empresas

Grupo Roca publica seu Relatório de Sustentabilidade 2022

Texto: Redação Revista Anamaco Online

Grupo Roca publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2022. A empresa, presente no País por meio da Roca Brasil, à frente das marcas Roca, Celite e Incepa, segue alinhada em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável que acompanha sua história. Após a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, a empresa fortaleceu seus esforços em trabalhar de maneira alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Esse engajamento visa gerar impacto positivo em três áreas principais: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Assim, o Grupo Roca busca melhorar a vida das pessoas e contribuir para a preservação do meio ambiente, criando valor compartilhado que permita reinvestir, por um lado, pelo desenvolvimento de empregos de qualidade e, por outro, pelos cuidados com o meio ambiente.
Especificamente, a estratégia de ESG do Grupo é desenvolvida mediante oito linhas de trabalho: descarbonização; material sustentável e circularidade; produtos sustentáveis; desenvolvimento pessoal; compromisso com a sociedade; cadeia de suprimentos sustentável; logística sustentável e a promoção e comunicação da sustentabilidade.
Com mais de 21 mil colaboradores, o Grupo tem 90% dos seus contratos em regime permanente. Além disso, com uma equipe diversificada, atualmente conta com mais de 80 nacionalidades em sua equipe global. O treinamento também é um aspecto essencial para a empresa e, de acordo com a publicação, somente em 2022, realizou mais de 132 mil horas de treinamentos ministrados e avaliados com nível médio de satisfação na casa dos 8,8 pontos.
Também no ano anterior, a empresa realizou doações de 2,15 milhões de euros - valor que inclui contribuições canalizadas por meio de sua Fundação We Are Water, que atualmente soma mais de 3,6 milhões de beneficiários e projetos implantados em 33 países. Para amenizar os efeitos do conflito na Ucrânia, também foram feitos aportes superiores a um milhão de euros.
De acordo com o relatório, a empresa fechou 2022 com uma queda acumulada, desde 2018, de 47% no consumo de água. Também neste período conseguiu reduzir as suas emissões diretas de CO2 em 39%, aproximando-se da sua meta de neutralidade de carbono até 2045.
Outra iniciativa é a eletrificação progressiva que impulsiona as fontes de energia renováveis. A empresa tem mais de 21.800 painéis fotovoltaicos em suas 76 fábricas ao redor do mundo e em países como Espanha, Portugal e Áustria, 100% das instalações são abastecidas com eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Em termos de material e produtos sustentáveis, a circularidade e o ecodesign estão no centro da estratégia do Grupo Roca, que continua ampliando o uso de matérias-primas recicladas com volumes de 20% em aço, 30% em latão e 65% em papelão de suas embalagens. Por outro lado, desde 2018 todas as fábricas da empresa já conseguiram reduzir a geração de resíduos em 46,5% e 74% dos resíduos gerados são reciclados ou reutilizados nos processos produtivos.
De acordo com a empresa, participar da sociedade e da vida das pessoas implica em um compromisso de longo prazo com a geração de valor compartilhado. Desde o seu início como uma empresa familiar, o Grupo  tem procurado garantir que a geração de lucros tenha impacto, não só nos colaboradores e ativos da organização, mas também na sociedade em geral.
Nesse sentido, em 2022, a empresa reinvestiu 135 milhões na melhoria dos seus processos e instalações industriais, impulsionando a sua digitalização e reduzindo o seu impacto no meio ambiente. Ao mesmo tempo, continuou investindo em sua cultura corporativa de inovação por meio de parcerias de ponta e sua plataforma CVC Roca Group Ventures e inovação aberta.

Foto: Divulgação

Grupo Roca publica seu Relatório de Sustentabilidade 2022
Compartilhe esse post:

Comentários