Texto: Redação Revista Anamaco

A pandemia de Covid-19 tem trazido muito sofrimento e grandes prejuízos à economia. Mas, diante de tantas incertezas, diariamente surgem iniciativas de várias empresas para ajudar a prevenir e minimizar os danos causados pelo novo coronavírus. Foi pensando nisso que as diretorias da Irmãos Meurer e da Ferpam, de Tocantins, decidiram organizar uma patrulha de desinfecção de pontos comerciais de Palmas, capital do Estado.
Por enquanto, a patrulha será realizada durante 30 dias - pode ser estendida dependendo da demanda e necessidade - teve início em 29 de abril e conta também com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas e da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) do Estado. Até o momento, 15 estabelecimentos comerciais foram beneficiados. 
O diretor Financeiro da Irmãos Meurer e presidente da Acomac Tocantins, Juliano Meurer, conta que a ideia de fazer uma ação conjunta teve início com a preocupação de higienizar as lojas para inibir a presença do vírus e a parceria foi viabilizada rapidamente porque o proprietário da Ferpam e vice-presidente da Acomac Tocantins, Ivan Ricardo Naves, tem o equipamento necessário para fazer a desinfecção e a Irmãos Meurer se propôs a emprestar o veículo para realizar a assepsia nas empresas. "Essa medida é importante porque ajuda a zelar pela saúde das pessoas. Com isso, deixamos nossos clientes mais tranquilos sobre a higienização das empresas", afirma Meurer, lembrando que se trata de mais uma medida adotada pela maioria dos varejistas, cujas equipes estão usando máscara e, em geral, disponibilizam também álcool em gel e checam a temperatura dos clientes na entrada das lojas. 
Segundo Naves, a iniciativa demonstra como parcerias como esta podem trazer bons resultados. "É possível trabalhar em conjunto, não precisamos ficar esperando pela iniciativa privada. O projeto serve para mostrar à sociedade que podemos agir juntos e que queremos trabalhar com responsabilidade" declara. 

                            
Os custos do material aplicado, que não oferece risco ao ser humano, foram divididos entre a Acomac e a CDL. Trata-se da mesma tecnologia e solução utilizados na China: o quaternário de amônia de 5ª geração, que pode ser usado em diversos locais. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado. 
O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, destaca a importância desta medida. "Essa desinfecção vai trazer mais segurança para nossos clientes e colaboradores. Vendo a necessidade de preparar o comércio, decidimos que esta seria uma iniciativa eficaz. A CDL Palmas atua em todas as etapas da ação, desde a aquisição do material utilizado, à busca de parcerias e organização junto às empresas", declara. Além da desinfecção, a CDL está distribuindo kits com álcool em gel, máscaras e material informativo para as empresas que não possuem condições de adquirir estes itens. 
Até o momento, foram gastos cerca de R$ 20 mil, somando todas as ações desde o começo da pandemia. A CDL conta com a união de empresas e entidades e conforme as doações vão chegando, vão sendo adquiridos materiais para a campanha de prevenção e combate ao coronavírus. 
A princípio, a desinfecção dos pontos de venda deverá atingir todos os associados da Acomac Tocantins e da CDL, englobando lojas de material de construção, supermercados, farmácias e o comércio em funcionamento e recebendo clientes. Para solicitar a assepsia da loja, gratuitamente, os interessados devem entrar em contato com a Acomac Tocantins ou com a CDL de Palmas. 

Fotos: Divulgação