Texto: Redação Revista Anamaco

A Astra realizou, na última semana, a entrega da primeira parte de uma série de doações de máscaras face shield (protetores faciais) para hospitais e instituições de saúde de Jundiaí (SP), município onde estão localizadas cinco de suas unidades fabris.
A contribuição contemplou, inicialmente, o Hospital São Vicente de Paulo, Prefeitura de Jundiaí, Hospital Universitário, UPA Vetor Oeste, Grendacc, Hospital Pitangueiras, Unimed e Hospital Santa Elisa, totalizando mais de 11.340 máscaras doadas nestes dois dias, além do Hospital da Unicamp, em Campinas,  no interior do paulista.
A ação integra o projeto “Empresas do Bem”, iniciativa que uniu um grupo de companhias, com apoio de diversas entidades, para a produção e doação de 900 mil máscaras para os órgãos de saúde do Brasil todo e que atuam no enfrentamento à Covid-19. No total, serão doados R$ 9 milhões em máscaras, sendo R$ 5 milhões só no Estado de São Paulo, o que corresponde a 500 mil máscaras.

   
Desse total, a Astra participou do grupo que ficou responsável pela produção e destinação de 150 mil protetores faciais no Estado de São Paulo. “Ficamos incumbidos de injetar as hastes e fazer a montagem destas máscaras, que representam a soma de esforços entre várias empresas para conter o avanço da doença. Cada uma fez a doação do que tinha disponibilidade, seja em material ou processo. Enquanto outras empresas estavam paradas por conta da pandemia, nossas máquinas trabalhavam a todo o vapor para a produção desses equipamentos de proteção individual (EPIs)”, conta Glauber Toldo, diretor Industrial da Astra.
Desde o início da pandemia, a Astra tem se solidarizado com as ações de combate ao novo coronavírus. Em março, a empresa doou seu estoque de EPI’s para o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Jundiaí (SP), ajudando profissionais da saúde da cidade.
Em abril, por meio do Projeto Amigos do Bem, de Pernambuco (PE) - Estado onde está localizada uma planta da empresa -, doou 400 baldes de oito e 12 litros para famílias carentes carregarem e armazenarem água. “Estamos também comprometidos com um projeto liderado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção (Abramat), que fará a doação de milhares de cestas básicas para famílias carentes no Estado de São Paulo. Em breve, teremos mais informações a respeito”, antecipa Manoel Fernandes Flores, diretor superintendente da Astra.

Fotos: Divulgação