Índice de Confiança da Construção sobe pela primeira vez em 2021 - Revista Anamaco

Confiança melhora

Índice de Confiança da Construção sobe pela primeira vez em 2021

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança da Construção (ICST), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), subiu 2,2 pontos em maio, para 87,2 pontos, o que representa a primeira alta deste ano. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,6 ponto, a quinta queda consecutiva.
De acordo com o levantamento, o resultado positivo, em maio, refletiu a melhora da percepção dos empresários na avaliação sobre o momento atual e das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 1,2 ponto, para 85,5 pontos, interrompendo quatro meses de quedas consecutivas. A pesquisa revela que a alta do ISA-CST foi influenciada, principalmente, pela melhora do indicador de situação atual dos negócios, que subiu 2,0 pontos, para pontos 86,4 pontos. 
O Índice de Expectativas (IE-CST), por sua vez, avançou 3,0 pontos, para 89,0 pontos, devolvendo parte da   perda do mês passado (-4,0 pontos). Esse resultado, segundo o estudo, deve-se à melhora do indicador de demanda prevista, que subiu 3,0 pontos, para 87,7 pontos, e o de tendência dos negócios, que subiu 3,1 pontos, para 90,5 pontos. 
Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção caiu 2,7 pontos percentuais (p.p.), para 74,4%. A maior contribuição veio do NUCI de Mão de Obra, que retraiu 2,9 p.p, para  75,7%. Já o NUCI de Máquinas e Equipamentos recuou 1,0 p.p, para 69,5%.

Foto: Adobe Stock

Índice de Confiança da Construção sobe pela primeira vez em 2021
Compartilhe esse post:

Comentários