Pesquisa

Índice de serviços a famílias cresce e varejo tem queda em janeiro, apura IGet

Txto: Redação Revista Anamaco

O IGet, índice econômico com destaques de desempenho dos setores da economia brasileira, demonstra resultados divergentes em janeiro, após fechar o ano de 2025 com números negativos. Na métrica interanual, o indicador voltou a crescer (+0,4% a/a) após 15 meses de resultados negativos. O índice de serviços às famílias cresceu 4,4% no mês, com resultados positivos tanto no segmento Alojamento e alimentação (+3,9% m/m) como em serviços às famílias (+3,0% m/m), após cinco resultados negativos consecutivos. A avaliação é que o mês de janeiro mais que compensou o resultado negativo de dezembro, fruto da resiliência no setor de serviços, apesar da política monetária restritiva.
No que se refere ao varejo, o indicador apontou contração pelo segundo mês consecutivo (-3,7% m/m). Na métrica interanual, o índice recuou (-0,4% a/a). No varejo restrito, o recuo foi 4,4% na comparação com o mês passado e no ampliado houve queda de 3,4% m/m. Os indicadores que mais contribuíram para o resultado negativo foram:  artigos farmacêuticos (-5,0% m/m), material de construção (-3,3% m/m), móveis e eletrodomésticos (-2,9% m/m) e vestuário (-1,5% m/m). O segmento de automóveis, partes e peças avançou 4,0% m/m em janeiro.
A expectativa é de aceleração da atividade no primeiro trimestre do ano, sobretudo a partir do momento em que os efeitos da isenção de imposto de renda para rendimentos até R$ 5 mil se refletirem em consumo.
Os indicadores IGet são realizados em parceria com a Getnet, com base em informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória de atividade econômica no Brasil, principalmente com relação aos segmentos do varejo e dos serviços prestados às famílias. A amostra contém informações anônimas de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões.

Foto: Adobe Stock

 

Índice de serviços a famílias cresce e varejo tem queda em janeiro, apura IGet
Compartilhe esse post:

Comentários