Índice Nacional de Expectativa do Consumidor recua em setembro, apura CNI - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor recua em setembro, apura CNI

Texto: Redação Revista Anamaco

Em setembro, o consumidor mostrou falta de confiança, reflexo dos efeitos da pandemia sobre a economia, em especial sobre o emprego e a renda. Isso é o que mostra o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, no mês, o INEC ficou em 42,8 pontos, 3,3 pontos abaixo da média histórica do índice, 46,1 pontos, e 4,5 pontos abaixo do último resultado disponível, de dezembro de 2019.
A retração em setembro na comparação com dezembro é comum a todos os perfis de consumidor considerados na pesquisa. Destacam-se as quedas do INEC entre consumidores com renda familiar maior do que cinco salários mínimos (-7,4 pontos), os que possuem ensino superior (-6,8 pontos), aqueles com idade de 25 a 34 anos (-5,5 pontos) e os que moram em capitais (-5,3 pontos).
No entanto, os menores índices são registrados entre a população de renda familiar até 1 salário mínimo (INEC de 40,4 pontos), entre os consumidores que residem nas capitais (41,1 pontos), os com ensino superior (41,4 pontos) e os que residem na região Sudeste (41,6 pontos). 
Segundo o estudo, o recuo da confiança do consumidor é explicado pela piora das expectativas: os consumidores estão pessimistas com relação à evolução dos preços, do desemprego e de sua renda. Além disso, percebem piora em suas condições financeiras.
Destaca-se o índice de expectativa de inflação, que mostra piora significativa das perspectivas dos preços para os consumidores. O índice de expectativa de inflação vinha de quatro altas consecutivas ainda em dezembro de 2019, último dado disponível. Em setembro de 2020, o índice de expectativa registrou nova alta.
A despeito da baixa inflação da economia como um todo, de acordo com o levantamento, possivelmente o aumento de preços em produtos específicos, sensíveis para o consumidor, está afetando a percepção do poder de compra do consumidor e contaminando suas expectativas.

Foto: Adobe Stock

 

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