Indústria de matcon quer investir
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje, 11 de agosto, a mais recente edição do Termômetro da indústria do setor, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
O estudo indica que, para este mês de agosto, a projeção é positiva para 41% dos associados, que acreditam em um mês bom. Outros 45% avaliam que o período será regular, 9% esperam que o mês deve ser ruim e 5% muito ruim.
O termômetro também revela que a expectativa sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor no médio prazo (próximos 12 meses) se mantém com otimismo de 5% dos associados, com 45% sendo indiferentes e 50% pessimistas.
Entre as pretensões de investimento, 59% as indústrias afirmam que pretendem investir nos próximos 12 meses. Esse percentual representa um aumento de 7p.p. em relação ao observado em junho.
O levantamento mostra, ainda, que a maior parte dos associados confia que em julho suas vendas mantiveram regularidade, com 50% dos associados opinando por este patamar. Já para 32% a contabilidade das vendas deve ser boa, enquanto para 18% ruins.
Paulo Engler, presidente da Abramat, observa que o Termômetro mostra um setor que, apesar das incertezas no ambiente político e econômico, segue com desempenho equilibrado e com sinais claros de retomada na confiança, como o aumento da intenção de investimento. “A estabilidade nas vendas, combinada à resiliência do setor, reforça a importância de políticas públicas mais eficazes e de um ambiente regulatório mais previsível para impulsionar a indústria de material de construção”, avalia.
Foto: Adobe Stock