Informações relevantes para o varejo - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2025

Informações relevantes para o varejo

Texto: Redação Revista Anamaco

Uma das principais atrações da programação preparada para o público que visita a Feicon 2025, o Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX, organizadora do evento, tem atraído muitos visitantes. A grade de palestras do dia 08/04 começou com o tema: “Marketing de Indicação: estratégias para expandir sua base de clientes", apresentado por Rodrigo Gomes, fundador da Agência Tupiniquim (SP), com mais de 14 anos de experiência no mercado de marketing digital. Ele é também criador do Workshop Virando o Jogo e da Mentoria Jogo do Lucro, que ajudam empresários a transformar desafios em oportunidades e alcançar um novo nível de lucratividade.
Gomes ressaltou que, para crescer, não basta apenas pensar em vender mais. Segundo ele, é fundamental aferir o custo para atrair o cliente, o que, muitas vezes, não é levado em conta. "Fazer essa conta é imprescindível para a definição do melhor canal para atrair os clientes e o maior desafio é ter um sistema de vendas com previsibilidade, que permita gerar caixa e contar com uma equipe que venderia como se fosse você mesmo atendendo os clientes", frisou, acrescentando que "a meta deve ser: ter um cliente em potencial que indique sua loja para outras pessoas".
Na sequência, o tema em destaque foi: "Impactando o cliente no Ponto de Venda”, apresentado por Simone Terra, especialista em Gestão Estratégica de Sell Out, desenvolvendo estudos, consultorias, palestras e capacitações para equipes da indústria e varejo no Brasil e na França. Ella frisou que, em um cenário cada vez mais competitivo no segmento de material de construção, é fundamental adotar estratégias, ferramentas e processos que potencializem as vendas nos grandes, pequenos e médios varejos e garantam um crescimento sustentável. Segundo a especialista, as oportunidades de diferenciação, melhoria da rentabilidade, geração de impulsão e aumento do ticket médio estão diretamente ligadas a uma execução eficiente no ponto de venda: desde a visibilidade e posicionamento estratégico dos produtos até a nego ciação por melhores espaços e a construção de um relacionamento sólido entre indústria e varejo. "É importante conhecer bem o cliente, saber perguntar o que ele precisa e direcionar a venda para atender à necessidade do shopper. O maior desafio do varejo é conseguir manter a equipe qualificada, para levar conforto, segurança e ajudar o consumidor a realizar o seu sonho", pontoou.
Logo em seguida, o público acompanhou a palestra: "Jornada de Compras Eficiente”. O palestrante, Enrique Fernandes, é sócio proprietário da DesignSete Branding + Design para Varejo e tem mais de 20 anos de experiência em projetos de design e consumo para varejo com projetos realizados para grandes redes do Brasil e América Latina.
A apresentação foi baseada em exemplos, dados e imagens de como fazer a jornada de compra do cliente ser mais eficiente tanto para o cliente como para o lojista. O consultor destacou que deve-se trabalhar para que e jornada seja inesquecível e apresentou quatro pontos fundamentais para que isso de fato aconteça: cuidar da distribuição dos departamentos, a circulação e atmosfera de loja que cative. "O layout é o ponto estratégico mais importante. Pensar em uma sequência de compra do consumidor e segmentar estrategicamente os departamentos, criar um circuito principal, onde o cliente faça o percurso determinado pelo lojista contribui para o aumento do ticket médio", afirmou Fernandes.
A palestra seguinte, com o tema: “Como expandir com qualidade", foi ministrada por Ana Centrone, gerente de Expansão e Franquia na Tintas MC. A executiva é empreendedora com mais de 35 anos de experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios e lançamento de produtos/serviços em redes de franquia e varejo.
Durante a apresentação, ela afirmou que, quando se pensa em expandir, não existe uma fórmula ideal, mas deve ser feito um planejamento estratégico para definição do melhor rumo a ser tomado. "A pessoa precisa definir bem os objetivos, fazer um planejamento sólido, levando em consideração aspectos como: investimento, público alvo, concorrência e se a expansão será através de lojas próprias ou franquias", disse Ana. 
Ela comentou que, se o modelo escolhido for o de franquias, é importante saber que trata-se de um sistema consolidado, há suporte ao franqueado, deixa o formato de expansão mais organizado e a velocidade é maior.

Informações relevantes para o varejo
Compartilhe esse post:

Comentários