Instituto Coral realiza segundo mutirão de pintura do ano na Vila Farrapos
Texto: Redação Revista Anamaco
O Instituto Coral, criado para promover transformação social por meio da cor, segue apoiando a revitalização da Vila Farrapos, em Porto Alegre (RS), que foi atingida pelas enchentes de 2024. No dia 20 de setembro, foi realizado, com a participação de moradores e voluntários, o segundo e último mutirão de pintura do ano no bairro.
Essa ação integra a segunda fase do projeto iniciado, no ano passado, quando, após as enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul, o Instituto Coral promoveu a pintura de 130 casas e a renovação de um espaço comunitário. No total, 250 casas ganharam pintura, com a utilização de mais de 13.600 litros de tintas desde o primeiro mutirão, no ano passado, com cores escolhidas pelos próprios moradores. “Escolhemos a Vila Farrapos por ter sido uma das regiões mais afetadas pelas enchentes. A água permaneceu por mais de trinta dias nas ruas e deixou marcas profundas. Nosso objetivo é levar a força da cor para reverter esses impactos e renovar a esperança da comunidade. Por ser uma região vulnerável, voltamos para a área com mais parceiros para ampliar a ação”, conta Flavia Yumi Takeuchi, diretora do Instituto Coral.
Para o projeto, o Instituto conta com o apoio de empresas parceiras, como Ata Tensoativos, Condor, Greif e Wana. “O Movimento Tudo de Cor Vila Farrapos é um exemplo de como a união e a colaboração podem gerar mudanças positivas”, afirma José Henrique Z. Fejfar, diretor Comercial da Ata Tensoativos.
Flavia salienta que, além de levar mais alegria ao bairro por meio das cores, o projeto também capacitou 53 moradores, que realizaram, este ano, quatro módulos de curso com aulas práticas e teóricas sobre preparação de superfícies, técnicas de aplicação, uso de produtos e noções de mercado de trabalho. “A proposta do curso, que contou com empresas parceiras como a Condor, que disponibilizou especialista em ferramentas para compartilhar boas práticas no processo de pintura, é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento e protagonistas na melhoria do bairro”, explica.
O projeto é parte do Movimento Tudo de Cor, iniciativa da Coral que, em 15 anos, restaurou mais de 20 mil imóveis, capacitou cerca de cinco mil pintores e mobilizou 79 mil voluntários em todo o Brasil, utilizando mais de 1,5 milhão de litros de tintas para colorir a vida das pessoas.
Foto: Divulgação



|| Orgulhosamente desenvolvida por 