Instituto LafargeHolcim vai promover capacitação de Pedreiro de Alvenaria - Revista Anamaco

Agenda

Instituto LafargeHolcim vai promover capacitação de Pedreiro de Alvenaria

Texto: Redação Revista Anamaco 

O Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Cordeiro (RJ), por meio da Secretaria de Educação e a Firjan Senai Sesi para realização de projeto de capacitação técnica profissionalizante gratuita de Pedreiro de Alvenaria no Parque de Exposições Raul Veiga.
As inscrições para as 20 vagas oferecidas serão abertas em janeiro de 2022. Ao final, após avaliação, os aprovados receberão certificado. Para se inscrever, basta ser maior de 16 anos, com escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental. Não é necessária experiência na área. “Essa é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto LafargeHolcim, em apoio às comunidades do entorno de suas unidades. Por meio dessa ação, estamos oferecendo oportunidade de capacitação para formar profissionais de construção civil”, explica Marcelle Faria, especialista de Responsabilidade Social do Instituto LafargeHolcim.
Segundo ela, a expectativa é aumentar a empregabilidade nos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, todos no Rio de Janeiro, beneficiando jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Além da parte técnica, vamos trabalhar as habilidades comportamentais e as competências socioambientais, visando a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”, completa.
Alessandra Salgado, secretária municipal de Educação de Cordeiro, avalia que a parceria da Prefeitura com o Instituto LafargeHolcim é de suma importância para permitir que o município ofereça oportunidades de aperfeiçoamento profissional na área de construção civil, setor que está em pleno crescimento e, a cada dia, exige profissionais mais preparados. “Estamos fornecendo às empresas mão-de-obra qualificada e preparada para atuar com eficiência em nossa região”, destaca. 
As aulas deverão ser iniciadas em fevereiro com previsão de término em agosto. O curso é ministrado pela Firjan Senai Sesi e tem carga horária de 276 horas. O primeiro módulo é teórico e vai abordar os temas: QMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Introdução a Construção de Edifícios e Leitura e Interpretação de Projetos. O segundo módulo será prático e incluirá técnicas de execução de alvenaria com e sem função estrutural e integração de competências profissionais. A capacitação prevê, ainda, um módulo de desenvolvimento humano, que vai tratar de questões como: identidade, autocuidado, expressão e interação social, diversidade, direitos humanos, responsabilidade social, mercado profissional, educação financeira e projeto de vida. “Essa é uma formação muito importante. O setor de construção civil foi o que mais cresceu na retomada da economia e já sente a falta de profissionais. Além disso, com o curso, existe a possibilidade de a pessoa trabalhar não só para a indústria, mas também como autônomo. O curso é muito prático e o aluno vai ter acesso aos equipamentos de proteção individual, os EPIs, além de conhecer a tecnologia utilizada no processo, acessórios, ferramentas de produção, instrumento de produção e uso das máquinas. Essa é uma área importante, que oferece a possibilidade de o profissional continuar investindo em si, posteriormente, pela boa rentabilidade do mercado”, comenta Gil Mairon da Silva, coordenador operacional do Senai Nova Friburgo.

Foto: Divulgação

Instituto LafargeHolcim vai promover capacitação de Pedreiro de Alvenaria
Compartilhe esse post:

Comentários