Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Integração de canais

Texto: Redação Revista Anamaco

Gustavo Carrer, consultor e palestrante, fundador do Portal Varejoemdia.com e do Canal do Youtube PDV, por dentro do varejo, foi o responsável pela palestra "Os desafios da integração das lojas físicas, mídias sociais e o varejo on line, realizada em 10 de abril no Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora
Em sua apresentação, mostrou que o novo consumidor, sedento por experiências de compra incríveis, tem exigido que o varejo ofereça o máximo de conveniência, com lojas cada vez mais integradas ao mundo digital. Segundo ele, é difícil falar de varejo sem citar a integração entre os canais e frisou que, além da mudança no comportamento do consumidor, hoje temos novas maneiras de comprar.
Para exemplificar, apresentou uma pesquisa em que mostrou os novos hábitos do consumidor. De acordo com o levantamento, os consumidores consultam seus smartphones 46 vezes ao dia; 84% das pessoas utilizam os seus aparelhos celulares antes ou durante a compra; 75% disseram que as mídias sociais influenciam nas suas decisões de consumo, mas que apesar disso, 98,6% colocam o atendimento como razão principal para escolher onde não vão consumir. "Quando o cliente está comparando preço no ponto de venda é o momento de abordá-lo porque ele está na reta final da compra", ensinou.
Com o peso importante das mídias socias nas decisões de compra, Carrer frisou que as lojas devem estar presentes nesses canais, com perfis no Facebook e no Instagram. O palestrante comentou, ainda, que 95% das vendas de internet são de varejistas que têm lojas fisicas, o que comprova a importância da integração dos canais. 
Carrer destacou, ainda, que a loja tem de oferecer uma experiência para atrair o cliente para o ponto de venda mesmo que ele possa resolver tudo com um smartphone. Nesse sentido, citou a loja Pirch, em Nova Iorque, especializada em cozinhas e banheiros. Uma das experiências na loja permite que os clientes testem, por exemplo, o chuveiro antes de decidir pela compra.
Na avaliação do palestrante, entre os desafios dos lojistas nessa nova era estão fatores como: geração de tráfico, elevação de conversão de vendas, aumento do tíquete, conquista e fidelização, e melhoria nas margens de lucro.

Foto: Alan Morici/Grau 10 Editora

Clique aqui para assistir a íntegra deste Painel no Canal Revista Anamaco no Youtube

Integração de canais
Compartilhe esse post:

Comentários