Consumidores confiantes

Intenção de consumo das famílias aumenta em setembro

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 86,9 pontos em setembro, registrando alta de 1,5% em relação ao mês passado. Na comparação anual, o aumento foi de 13,2%. Mesmo completando 41 meses abaixo dos 100 pontos, a pesquisa mostra elevação da confiança, apesar do cenário de incertezas.
Todos os subíndices que compõem o ICF apresentaram elevação na variação mensal, com destaque para três que subiram acima da média: Renda Atual (+2,5%), Nível de Consumo Atual (+2,4%) e Momento para Duráveis (+2,2%). Já na comparação anual, observam-se altas consideráveis, como Nível de Consumo Atual (+24,9%) e Perspectiva de Consumo (+22,6%), bem acima das demais variações.
Na avaliação da entidade, a alta da intenção de consumo pode ser atribuída a alguns fatores que influenciam as decisões de consumo das pessoas, como preços e renda. Outro fator que explica o incremento é a liberação dos recursos do PIS/Pasep para os cotistas destes fundos.
Outra consequência associada à redução do processo inflacionário é a alta mensal do subíndice Renda Atual (+2,5%). O nível registrado em setembro  (101,8 pontos) é 13,2% maior do que no mesmo período de 2017.
A pesquisa também aponta que o nível de consumo melhorou em relação a 2017. Se em setembro de 2018 era maior para 18,3% da população pesquisada e menor para 50,6%, no mesmo mês do ano passado apresentava-se maior para 13,8% e menor para 59,6%.
A análise da CNC destaca o comportamento das famílias em relação ao mercado de trabalho. O desemprego alto assusta as pessoas e cria cautela no consumo, principalmente quando o endividamento das famílias já se encontra elevado. Neste sentido, os subíndices Emprego Atual (+0,8%) e Perspectiva Profissional (+0,7%) foram os que menos cresceram.
Diante desse cenário, a CNC reajustou, pelo quarto mês consecutivo, sua previsão para o crescimento do varejo em 2018. A expectativa, que antes era de alta de 4,5%, agora está em 4,3%

Foto: Fotolia

Intenção de consumo das famílias aumenta em setembro
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