Intenção de consumo das famílias volta a cair em maio, apura CNC - Revista Anamaco

Consumidor desconfiado

Intenção de consumo das famílias volta a cair em maio, apura CNC

Texto: Redação Revista Anamaco

No segundo mês mais importante do ano para o comércio, a intenção de compra dos brasileiros voltou a registrar queda. O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 1,6% em maio, após ajuste sazonal, alcançando 67,5 pontos, o menor nível desde agosto de 2020. É a segunda taxa negativa consecutiva e indica o pior maio da série histórica (2010). Em relação ao mesmo período de 2020, houve retração de 17,3%. Por outro lado, a redução do indicador, desta vez, foi menor do que no mês anterior, sinalizando uma melhora do pessimismo das famílias.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, avalia que a suavização, em maio, acompanha o calendário de vendas do setor e atende, minimamente, às expectativas dos comerciantes para o Dia das Mães, segunda data mais importante do varejo brasileiro. “De modo geral, ainda há muita desconfiança com relação à capacidade de recuperação econômica até o fim do ano. O mercado de trabalho vem amparando a resiliência do brasileiro, incentivando sua capacidade de consumo, mas mesmo as empresas encontram obstáculos. Até a imunização coletiva, não conseguiremos encerrar essa oscilação completamente”, acredita Tadros.
De acordo com a pesquisa, em maio, a maioria dos entrevistados (42,9%) considera que a sua renda piorou em relação ao ano passado, contra 41,3% no mês anterior e 31% em maio de 2020. Outro dado que impactou o indicador foi referente à perspectiva de consumo. A maior parte das famílias acredita que vai consumir menos nos próximos três meses: 58,1%, a maior parcela desde outubro de 2020. Este percentual ficou acima dos 56,5% no mês anterior e dos 50,9% observados em maio de 2020.
Mais uma vez, a maior parte dos entrevistados (34,3%) respondeu que se sente tão segura com seu emprego quanto no ano passado, proporção maior do que no mês anterior (33,2%) e do que em maio passado (30,2%).

Foto: Adobe Stock

 

Intenção de consumo das famílias volta a cair em maio, apura CNC
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