Logística

InterCement Brasil cria programa para melhorar a experiência dos motoristas

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o objetivo de melhorar o atendimento e a experiência dos cerca de 1.500 motoristas que circulam, diariamente, por suas fábricas e filiais, a InterCement Brasil desenvolveu e implementou o TransformaLogprograma de logística que permite o agendamento de carregamentos de cimento via WhatsApp, trazendo mais agilidade e eficiência ao processo. 
A iniciativa, estendida para todas as fábricas, foi desenvolvida em resposta à demanda dos motoristas por um processo mais dinâmico, integrando a implantação do pedido e o agendamento do carregamento em uma única plataforma. “O Transformalog é inovador em todos os seus pilares e teve como base o entendimento de que os motoristas são nossos clientes na expedição, que é a porta de entrada da empresa”, afirma Sérgio Maroco, gerente de Logística da InterCement Brasil.   
Segundo ele, o TransformaLog contribui para reduzir filas, organizar as operações e aumentar a previsibilidade dos tempos de carregamento, um passo essencial para uma logística mais inteligente e conectada.  
As medidas já resultam em ganhos de produtividade, com mais viagens por dia, melhores tarifas de frete, rastreamento das cargas CIF e roteirização das entregas. “Os motoristas passaram a esperar menos tempo para o carregamento, aumentando a produtividade e com mais conforto, já que podem escolher o seu horário”, afirma Maroco, destacando que, em algumas fábricas, o tempo médio de espera foi reduzido em até 60%.  
O processo também incluiu mudanças estruturais baseadas em uma ampla pesquisa sobre os hábitos e expectativas dos motoristas. Como resultado, foram revitalizados e criados espaços de logística e expedição em fábricas de seis Estados (RS, SP, MG, GO, MS e BA), oferecendo áreas de descanso, lazer e convivência para motoristas e famílias.   
O executivo conta que a companhia já avança para uma segunda fase do projeto, atualmente em testes na unidade de Ijaci (MG). Nessa nova etapa, algumas partes do processo, que hoje são realizadas manualmente, passarão a ser automatizadas. 
O projeto piloto inclui totens de autoatendimento com leitura facial para entrada no pátio, classificação por ordem de agendamento, além de balanças equipadas com câmeras para leitura automática de placas e pesagem. E, na sequência, o caminhão é liberado para o carregamento, tanto de cimento ensacado quanto a granel.  
Se os testes forem bem-sucedidos, a inovação será expandida para outras unidades da companhia. “Outro ganho importante é o tempo de comunicação entre o motorista e a InterCement Brasil, que cairá de três minutos e meio para apenas 40 segundos”, finaliza o gerente.  

Foto: Divulgação

 

InterCement Brasil cria programa para melhorar a experiência dos motoristas
Compartilhe esse post:

Comentários