Juntos Somos Mais estima cenário positivo para a construção civil em 2023 - Revista Anamaco

Boas expectativas

Juntos Somos Mais estima cenário positivo para a construção civil em 2023

Texto: Redação Revista Anamaco 

O ano de 2022 foi um misto de sensações para o mercado em geral e na construção civil não foi diferente. A pandemia dava sinais de que estava se encaminhando para o fim, mas, por outro lado, o cenário macroeconômico pressionava a taxa de juros, que subiu muito em relação a 2021. Apesar desse contexto, a Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, está com boas perspectivas para 2023.
Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, observa que, ao analisar o lado econômico do segmento da construção civil, verifica-se que o ano passado deixou alguns entraves pelo caminho. “O início do ano foi marcado pela pressão inflacionária na economia. Saímos de uma taxa de juros de 2% no início de 2021, passando para 9,25% no mesmo período do ano passado e chegando aos 13,75% atuais. Isso sem contar os programas de habitação governamentais que performaram pior quando comparado ao ano anterior”, analisa.
Na sua percepção, 2023 deverá oferecer mais oportunidades de crescimento. Juliana lembra que, a partir de 2020, as pessoas voltaram a atenção para o lar, o que impactou positivamente a construção civil. “Esperamos que esse efeito positivo continue neste ano com a retomada acima da média dos programas habitacionais do governo e possíveis políticas econômicas que incentivem o segmento da construção civil”, avalia.
Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence da Juntos Somos Mais, comenta, ainda, que a confiança e as vendas da construção civil também experimentaram impactos desde 2021. “Diante da possibilidade de momentos sensíveis, a confiança no mercado geral da construção fechou em 96,7 pontos, que é um bom resultado. Isso sem contar que as vendas em 2022 foram melhores do que em 2019, por exemplo”, explica o executivo.
Juliana antecipa que, este ano, o foco da Juntos Somos Mais será o marketplace. Ela conta que a atenção será voltada ao crescimento da Loja Virtual, que em 2022 transacionou mais de R$9 bilhões. “Já somos o maior marketplace da construção civil, mas ainda há muito espaço para crescimento com mais parceiros e na oferta de serviços que melhorem o dia a dia dos varejistas e as vendas da indústria. Estamos apenas no começo dessa jornada”, finaliza a CEO.

Foto: Divulgação

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