Leroy Merlin implanta sistema integrado de segurança para reduzir fraudes e furtos
Texto: Redação Revista Anamaco
Até o final deste ano, o Sistema Integrado de Segurança (SIS) da Leroy Merlin, com apoio técnico e tecnológico da Sekron Digital, deve estar presente nas 54 lojas da Rede no Brasil. Com o projeto iniciado em 2022, a companhia colhe resultados importantes em prevenção de perdas, eficiência operacional, segurança e experiência do cliente.
Osmar Aguiar, diretor de Integridade e Segurança de Pessoas e Ativos e Prevenção de Perdas da Leroy Merlin, conta que, antes da adoção do SIS, a empresa enfrentava desafios na área de segurança, com gestão descentralizada (cada loja adotava sistemas e tecnologias diferentes), informações fragmentadas e reativas, com pouco uso de inteligência analítica, e baixa eficácia na prevenção de fraudes e furtos. Além disso, o sistema de monitoramento de alarmes era pulverizado entre diversas empresas.
Para a integração tecnológica, a Rede, em parceria com a Sekron Digital, passou a operar o SIS sob um modelo de segurança integrado e inteligente, com ganhos significativos em tecnologia, processos e gestão. “Adotamos a tecnologia IP de alta resolução com uso de inteligência artificial e padronização dos equipamentos nas lojas, controle de acesso centralizado em todas as áreas críticas, integração das antenas antifurto ao sistema de monitoramento, com geração de imagens em tempo real”, explica Aguiar.
Segundo ele, entre os recursos avançados está disponível a contagem de pessoas, com mapeamento de fluxo e ocupação das lojas, que apoia as áreas Comercial e de Marketing com suas ações de vendas e promoções. “É a inteligência artificial a serviço da segurança e da gestão da loja, de forma mais abrangente e assertiva”, pontua Rafael Bernardini, CEO da Sekron Digital.
Aguiar destaca que o SIS permitiu ganhos expressivos à companhia. “O sistema proporcionou maior integração tecnológica, com políticas e procedimentos e gestão de pessoas, permitindo maior segurança para clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, otimizando processos e reduzindo as perdas percentuais em pontos críticos”, frisa o diretor.
O executivo lembra que, antes da implantação, situações recorrentes incluíam trocas de etiquetas (por exemplo, produtos como ferramentas trocados por etiquetas de itens de menor valor) e uso indevido do self-checkout. “Com o novo sistema, essas práticas foram eficientemente reduzidas. Tivemos, também, uma redução de perdas, com índices menores do que aqueles apresentados pelo mercado, especialmente com produtos de alto valor agregado, além da melhoria dos processos em termos de segurança”, comemora Aguiar.
Com a tecnologia aplicada, o SIS também representou uma redução de 40% nos investimentos em segurança, com concentração de fornecedores e maior controle dos processos. Segundo Aguiar, a Leroy Merlin tem, hoje, cerca de mil profissionais nos times de segurança e prevenção de perdas em suas lojas em todo o País. “A adoção da tecnologia, a gestão e os bons processos são fundamentais no varejo. Mas o fator humano também é essencial em todo o contexto da segurança e prevenção de perdas. Por isso, os treinamentos são constantes e com equipes multidisciplinares sempre em atuação”, finaliza o executivo.
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