Livro reúne informações teóricas e práticas para o sucesso do associativismo - Revista Anamaco

Conhecimento compartilhado

Livro reúne informações teóricas e práticas para o sucesso do associativismo

Texto: Redação Revista Anamaco

As Redes associativistas vêm crescendo no varejo de material de construção, proporcionando mais profissionalização e força aos revendedores que, sozinhos, encontram mais dificuldades para se manter fortes no mercado. Para entender e conhecer melhor esse universo, chega ao mercado o livro “Redes, Alianças e Parcerias: ferramentas e práticas para a gestão da cooperação empresarial”, de autoria de Douglas Wegner, especialista em gestão e governança de Redes, doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral pela Universidade de Colônia (Alemanha), e pós-doutorando na Universidade de Dortmund, também na Alemanha.
A obra tem como objetivo apontar as experiências que apresentam resultado no associativismo e é resultado de mais de uma década de pesquisas e discussões compartilhadas com gestores, consultores e empresários, que geraram conteúdo amplo e diverso. Segundo Wegner, são conteúdos práticos e com vistas a levar aprendizado aos leitores. “Nas últimas duas décadas, foram formadas centenas de Redes de empresas, alianças e parcerias no Brasil. Especialmente, pequenas e médias empresas adotaram estratégias de cooperação para se tornarem mais competitivas em mercados ocupados por companhias de grande porte e corporações multinacionais. No entanto, gerenciar a cooperação de maneira profissional é uma tarefa complexa e que exige ferramentas e práticas diferentes daquelas utilizadas pelas empresas individuais”, explica.

                                                                                  
O autor afirma que o livro reúne ferramentas que gestores de empresas e de Redes, alianças e parcerias podem utilizar para tornar a cooperação efetiva e alcançar os resultados esperados. São apresentadas vinte e quatro práticas de gestão adotadas por Redes bem sucedidas de diversos setores, no Brasil e na Alemanha, que servem de inspiração para profissionalizar a gestão da cooperação.
O livro é organizado em quatro partes e combina aspectos conceituais com dicas e ferramentas práticas que facilitam a formação e gestão de Redes, alianças e parcerias em qualquer setor de negócios. Entre os temas, o futuro da cooperação, desafios e oportunidades que as Redes brasileiras devem enfrentar nos próximos anos.

Associados preparados para a sucessão

Uma das práticas de sucesso apresentadas do livro refere-se à Redemac, com sede no Rio Grande do Sul, com o tema “Como promover a sucessão planejada nas empresas associadas e integrar as novas gerações de empreendedores, nas atividades da Rede?”.
A Redemac teve início no ano de 2000, com 11 empresários que se uniram para fortalecer o relacionamento e buscar mais competitividade. Marca forte, padronização visual e ações para criar a percepção de grande operador no mercado, tanto para consumidores como para fornecedores.
A partir de 2016, passou a contratar profissionais para cargos de coordenação e liderança de equipes, a realizar planejamento estratégico por áreas e provisionamento orçamentário, e ainda conta com consultorias para o  desenvolvimento estratégico.
O principal desafio da Redemac é a preparação dos associados para promover a sucessão de seus empreendimentos, de forma a garantir a continuidade do negócio e da Rede, uma vez que a maioria das empresas é familiar, que enfrentam dificuldades culturais e emocionais no processo sucessório e, consequentemente, na manutenção da competitividade e liderança.
Para enfrentar o problema, foi criado o projeto Jovens Empresários, voltado aos filhos dos associados, que participam de dinâmicas de grupo, avaliações psicológicas e de desenvolvimento de lideranças, contribuindo para a identificação do perfil profissional desses jovens, para a melhoria dos pontos fracos e aprimoramento dos fortes, com o objetivo de prover um processo de sucessão planejado, orientado e de conhecimento de todos os envolvidos.
O projeto é coordenado por uma psicóloga, que definiu os parâmetros de conhecimento, habilidades e atitudes desejáveis na preparação dos jovens. Até 2018, o programa reuniu 24 participantes, com a integração e acompanhamento dos pais, o que gera melhores resultados para as empresas, que passam a ter sucessores melhor preparados, e para a Rede, que conta com empreendedores interessados em colaborar com a gestão. 
O livro pode ser adquirido pelo site: www.academiadacooperacao.com.br

Fotos: Divulgação e Arquivo/Grau 10 Editora

Livro reúne informações teóricas e práticas para o sucesso do associativismo
Compartilhe esse post:

Comentários