Empresas

Loja do Mecânico aposta na omnicanalidade e faz um balanço positivo da operação

Texto: Redação Revista Anamaco

Reconhecida pela sua atuação no e-commerce de ferramentas e máquinas, a Loja do Mecânico implementou uma estratégia robusta de omnichannel e vem colhendo bons resultados.
Thiago Gurgel
, diretor de tecnologia da empresa, explica que esse modelo de negócios busca integrar todos os canais de venda e comunicação de forma fluida, proporcionando uma experiência de compra consistente e sem fricções, independentemente de onde o cliente esteja comprando - online, em marketplaces, nas lojas físicas ou por meio do atendimento telefônico.
Com 60 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque), mais de 600 fornecedores, 10 milhões de pedidos entregues e mais de cinco milhões de clientes atendidos, o executivo credita o tamanho e crescimento da empresa à omnicanalidade presente em seu DNA.
Segundo ele, os novos produtos e categorias, o aumento de tráfego digital e de fornecedores, melhor mix de margem, mais de seis milhões de acessos no digital, além de outros aspectos, estão gerando resultados bem expressivos. “Apesar de termos a soberania digital, a Loja do Mecânico é omnichannel. Quando olhamos o número de pedidos feitos por nossos clientes, o e-commerce representa 43%, além de 21% em lojas físicas, 15% em marketplaces e 21% em televendas. Não existe mais o cliente que compre só on-line ou somente nas lojas físicas, por isso, o nosso Centro de Distribuição não é mais o local onde sai todos os produtos. Já temos 34% dos pedidos sendo retirados nas lojas físicas, servindo como um hub de atendimento”, complementa.
Gurgel conta que, em 2024, a companhia cresceu de forma robusta e acima do mercado. Para 2025, o plano é seguir crescendo com consistência e cuidando de indicadores chave que apoiam a saúde do negócio.
Ele destaca que um dos facilitadores do ano é introduzir uma visão pela óptica do cliente somando a visão tradicional de gestão por canais. Por meio dessa estratégia, a Loja do Mecânico deverá ganhar em personalização, eficiência, fidelização, customização e previsibilidade.  “Quando comparamos o perfil do cliente que compra só em um canal àquele que já entendeu como navegar no ecossistema multicanal da Loja do Mecânico, saímos de um ticket médio de R$ 900 para R$ 3.500. Atender um cliente omnichannel é muito bom para ele e para nós”, finaliza.

Foto: Divulgação

Loja do Mecânico aposta na omnicanalidade e faz um balanço positivo da operação
Compartilhe esse post:

Comentários