Pesquisa

Mais da metade dos consumidores não controla gastos com cartão de crédito

Texto: Redação Revista Anamaco

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que 54% dos consumidores não fazem controle dos gastos mensais com cartão de crédito. Entre os que realizam o controle (46%), os principais mecanismos utilizados são o caderno/agenda (23%) e a planilha em computador (16%).
O levantamento mostra, ainda, que 82% dos consumidores que utilizam o rotativo do cartão de crédito também não sabem a taxa de juros mensal cobrada. Entre os que conhecem, a média estimada declarada é de 12%.
Já 74% dos consumidores analisaram as tarifas e/ou os juros cobrados ao adquirir o cartão de crédito, sendo que 51% verificaram as tarifas cobradas e 36% os juros cobrados por atraso no pagamento ou uso do rotativo. Mas 19% não fizeram este tipo de análise.
Considerando os últimos 12 meses da data de realização da pesquisa, o cartão de crédito foi utilizado por 74% dos entrevistados, sendo o seu uso frequente (todos os meses) para 68% dos consumidores, e 22% utilizaram a cada 2 ou 3 meses. “O crédito é um importante aliado do consumidor na hora de adquirir um produto ou bem, mas deve ser utilizado com muita cautela e organização financeira. Se utilizado de forma imprudente, pode se tornar um grande problema nas finanças, levando o consumidor ao superendividamento e à inadimplência”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.

Foto: Adobe Stock

 

Mais da metade dos consumidores não controla gastos com cartão de crédito
Compartilhe esse post:

Comentários