Melhor percepção da renda incentiva o consumo - Revista Anamaco

Economia

Melhor percepção da renda incentiva o consumo

Texto: Redação Revista Anamaco

Pesquisa apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 84,4 pontos em setembro, superando novamente os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e mantendo a tendência de alta iniciada em janeiro.
O estudo aponta que o indicador avançou 1,4% no mês, com crescimento de todos os seus componentes. Na comparação anual, houve avanço de 16,5%, com recuo apenas na avaliação do Momento para Compra de Duráveis (-0,2%), por conta do aumento dos juros no período.
Na análise da entidade, um dos fatores que explicam o aumento da intenção de consumo é a melhora do mercado de trabalho. Com efeito, os indicadores de Emprego Atual e de Perspectiva Profissional permaneceram como os únicos nos quais todas as famílias se demonstram satisfeitas. Após a Perspectiva Profissional recuar no mês passado, em setembro, o indicador apontou incremento de 1,4%, com a maior parte da população (47,1%) com perspectiva positiva para o emprego nos próximos seis meses.
Na esteira dos resultados positivos do mercado de trabalho, o segundo componente de maior influência no ICF de setembro foi a avaliação da Renda Atual. Além disso, contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente das deflações de julho e agosto.
Os avanços nas condições de consumo, com renda, inflação e mercado de trabalho mais favoráveis, levaram a Perspectiva de Consumo nos próximos meses a acelerar 1,2%.

Foto: Adobe Stock

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