Moradia para pessoas em situação de rua
Texto: Redação Revista Anamaco
O Programa Minha, Casa Minha Vida está destinando, desde 22 de abril, 3% das moradias de empreendimentos subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua. O Governo Federal financiará 100% das habitações.
A medida deverá priorizar 38 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras e cidades com mais de mil pessoas cadastradas como “sem moradia”, conforme os dados mais atualizados do CadÚnico.
A portaria que oficializou a iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério das Cidades e os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o do Trabalho e Emprego. O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da cerimônia de assinatura da portaria em 22 de abril. “Temos a certeza de que esse é o primeiro passo, mas não será o único, em direção à garantia de moradia digna para pessoas de rua neste País. Contem conosco para seguir transformando a situação dos mais vulneráveis no Brasil”, disse o ministro.
Também participaram da solenidade a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Foto: Marcelo Camará/Ministério das Cidades/Divulgação