Moradores do Burity escrevem o 13° capítulo do Mais Vida nos Morros - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Moradores do Burity escrevem o 13° capítulo do Mais Vida nos Morros

Texto: Redação Revista Anamaco

O décimo terceiro capítulo na história dos morros do Recife (PE) foi escrito ao longo dos últimos cinco meses pelos moradores que se engajaram e colocaram a mão na massa para transformar o lugar em que vivem através da arte urbana, da conscientização ambiental e principalmente da mudança de comportamento.
Hoje (15 de agosto), a Vila Burity, no bairro da Macaxeira, celebrará o resultado dessas mudanças em mais uma edição do programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com o apoio das Tintas Coral.
O capítulo Vila Burity, que em seu nome já carrega o significado indígena de árvore da vida, foi concluído com 450 famílias diretamente beneficiadas e viu enraizar em suas ruas, becos e escadarias várias intervenções nas quais o morador foi o protagonista. Elementos lúdicos para as crianças, inclusive para a primeira infância, hortas comunitárias, jardins, jardineiras, pintura de casas e novos mobiliários trouxeram mais cor, alegria e beleza para casas, calçadas, praças e também para o campinho da comunidade. Pontos críticos de lixo foram eliminados e transformados em áreas de convívio e lazer.
Para aproveitar o potencial dos espaços públicos e uma das vistas mais bonitas da cidade, nasceram 10 novas pracinhas e cinco mirantes cheios de vida e cor que, agora, podem ser desfrutados por qualquer cidadão.
Apoiadora do programa Mais Vida nos Morros, a Coral esteve presente nessa etapa com mais de nove mil litros de tintas, utilizadas na pintura de casas, calçadas, praças, mirantes, campinho e elementos de primeira infância. “A cada etapa entregue desse projeto nos sentimos mais honrados e realizados em fazer parte dessa transformação nas comunidades da Grande Recife. A iniciativa faz parte do nosso Movimento Tudo de Cor, da Coral, que há 10 anos inspira moradores e voluntários a renovar espaços e levar autoestima a adultos, jovens e crianças por meio da cor”, afirma Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.
O Mais Vida nos Morros teve início em 2016 e beneficiou, diretamente, mais de 15 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura/Três Carneiros, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe, Vasco da Gama e Burity/Macaxeira. O projeto é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife e vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.

Foto: Divulgação

Moradores do Burity escrevem o 13° capítulo do Mais Vida nos Morros
Compartilhe esse post:

Comentários