Nicho bem trabalhado - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Nicho bem trabalhado

Pioneira em um mercado que não tinha o hábito de cuidar da obra no momento do acabamento, Salvabras inova e conscientiza sobre a importância dessa proteção 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Proteções para Pisos - Máster*

*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Entre o olhar desconfiado dos lojistas, que nem sempre acreditaram na força de um produto indicado para proteção das superfícies para obras na fase de acabamento, até a liderança alcançada pela Salvabras no segmento “Proteção para Pisos”, passaram-se 11 anos. Figurar entre as maiores da construção no País é resultado do pioneirismo. “O setor nunca deu atenção a itens, até então, adaptados à proteção. Entendemos as dores do mercado, desenvolvemos inovações e criamos identidade”, pontua Paulo Roberto Salles, diretor da empresa.
Apesar do cenário estar mudando e o mercado começar a aceitar o produto, o primeiro trimestre foi de apreensão na empresa, principalmente pelo cenário político e o impacto direto no setor da construção civil. No entanto, o executivo conta que os três meses seguintes foram mais aquecidos, o que garantiu crescimento ao final da primeira metade do ano.
Segundo ele, a companhia deu continuidade à reestruturação e ampliação do time de vendas, criou coordenações regionais e deu atenção total aos representantes comerciais, tornando-os vendedores técnicos. O objetivo é estar mais próxima aos clientes, para dar velocidade ao crescimento.
Na sua avaliação, o período mais difícil já passou no primeiro semestre e a expectativa para os últimos seis meses do ano é de crescimento acima de 60% para o período. Para chegar ao resultado, a meta é aumentar a pulverização dos produtos por meio de distribuidores, principalmente para as regiões Norte e Nordeste, alinhando o ajuste de produtos a preços mais econômicos. “Queremos democratizar a proteção para o médio padrão da construção brasileira, mostrando que, além de acessíveis, também podem ser reutilizáveis”, comenta.


VÁRIAS OPÇÕES Apesar do Salva Piso ser o seu principal produto, a empresa ampliou o portfólio
em itens focados na proteção de outras superfícies além do piso

A projeção de alta nos negócios também tem base em incremento de mix nos clientes atuais. O diretor diz que, apesar do Salva Piso ser o seu principal produto, a empresa ampliou o portfólio em itens focados na proteção de outras superfícies além do piso.
O executivo conta que a Salvabras tem, em média, sete lançamentos anuais e que ele, com o apoio de profissional especialista, é o responsável pela área de desenvolvimento de produtos. Outra área que vem recebendo investimentos é a fabril. Salles conta que a planta está passando por verticalização dos principais processos industriais para domínio total da cadeia produtiva e implantação de duas novas unidades, sendo uma Santa Catarina e outra na Bahia a partir de janeiro de 2024.
Em 2022, a companhia seguiu na consolidação do nicho que criou. Salles comenta que, a cada dia, há mais consciência da necessidade da proteção das superfícies durante o acabamento, seja do profissional ou do consumidor. Com a procura aumentando, no ano passado, o executivo sentiu a dificuldade de uma empresa em crescimento acelerado e foi necessário melhorar os processos e, ao mesmo tempo, capacitar a equipe. “Esse foi o grande desafio em 2022”, admite.
O diretor comenta que boa parte dos planos foram executados e destaca que o foco foi na área interna de gestão e processo, iniciando com a reestruturação da área comercial, melhorias no CRM, implantação de software de gestão industrial e integração de todos os sistemas para implementação do Business Intelligence (BI). “Hoje, temos um gerenciamento exponencial da empresa na mão, necessário para continuidade do nosso crescimento”, explica.
Como reflexo da manutenção dos planejamento, os resultados apareceram. De acordo com Salles, o crescimento da Salvabras foi de 70% em relação a 2021. Além disso, a boa performance é creditada à triangulação da relação de proximidade com as lojas, profissionais do setor da obra e consumidor final do produto.
Dessa forma, o trabalho é de convencimento desta nova categoria. Para tanto, a empresa oferece soluções para a loja do cliente e, por meio do departamento de Trade Marketing, oferece apoio aos revendedores com ações de sell-out, material de apoio, mão de obra e abastecimento de produtos dentro da categoria, campanhas de incentivos e treinamentos técnicos para balconistas e profissionais da linha de frente de vendas. “Criamos sinergia entre nossos pontos de venda e os usuários de produtos - arquitetos, pintores e azulejistas -, usando as lojas como apoio para capacitação dos profissionais da obra, somando mais de três mil pessoas treinadas ao longo do ano”, explica.
Além disso, a empresa cria conexão com os profissionais do setor, aumenta o alcance digital para influenciar o consumidor final e participa de todas as feiras do segmento, promovendo a cultura da proteção e fortalecendo a marca. “Entendemos e aprendemos muito rápido que é assim que se ganha o jogo”, finaliza.

 

PAULO ROBERTO SALLES Queremos democratizar a proteção para o médio padrão da construção, mostrando que, além de acessíveis, os produtos podem ser reutilizáveis

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