Noite de homenagens e solidariedade - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2020

Noite de homenagens e solidariedade

Texto: Redação Revista Anamaco

Em um ano em que a pandemia de coronavírus mudou a forma das pessoas se relacionarem, com os eventos reais dando espaço aos virtuais, dois sentimentos ganharam ainda mais força: o amor e a solidariedade. E foi com esse mote que a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) realizou a 29ª edição do Prêmio Anamaco.
Com apresentação da jornalista Millena Machado, o prêmio, conhecido como o “Oscar da Construção”, foi transmitido no canal do Youtube da Anamaco. Este ano, o formato digital permitiu que algumas empresas vencedoras participassem, remotamente, enviando vídeos de agradecimento por suas premiações.
Pela primeira vez realizada on-line, a cerimônia de premiação, que aconteceu na noite de 24 de novembro, direto dos estúdios do WTC Events Center, no bairro do Brooklin Novo, na capital paulista, além de homenagear as indústrias de material de construção, marcou o início de uma parceria entre a Anamaco e Hospital de Amor.
Liderada pela Anamaco, a campanha “Amor e Solidariedade” pretende angariar doações ao projeto social Bella Vita 10 Dream, ligado ao Hospital de Amor, para a construção de um moderno e grandioso Diretório de Reabilitação Moderna, em Barretos, no interior de São Paulo.

  

Abrindo o evento, Geraldo Defalco, presidente do Conselho de Administração da Anamaco, ressaltou o orgulho de ver o resultado do trabalho, que culmina com a premiação, que é o reconhecimento do que vem sendo feito pelas indústrias. Ele destacou a solidariedade que acompanha o evento on-line e o apoio ao Hospital de Amor. “Espero que, daqui por diante, nosso segmento possa participar ativamente apoiando causas nobres”, frisou.
Em seguida, Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, fez uma retrospectiva dos desafios enfrentados em 2020 e lembrou que, diante da crise sanitária e da necessidade de isolamento social, a primeira atitude da Anamaco foi dialogar com as lideranças do setor. Além disso, diss ele, a Anamaco verificou com os varejistas internacionais que atuam no País qual a experiência deles com a pandemia, que começou na Ásia. Com isso, no dia 20 de março, a entidade protocolou um alerta para o Governo Federal, por meio da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, explicando que o setor não poderia parar porque tinha que atender às necessidades dos consumidores, que estariam em casa, e o socorro da casa é, sempre,  a loja de material de construção. “Nos permitiram trabalhar,  com todos os cuidados necessários”, ponderou.
Considerado atividade essencial, o varejo de material de construção conseguiu manter as portas abertas, garantindo, assim, emprego e renda para os colaboradores das lojas e também das indústrias. “O Governo Federal teve sensibilidade e tomou uma decisão ágil”, pontuou.
George Pinheiro, presidente da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), convidado ao evento, destacou que a Anamaco tem um importante papel na Unecs, principalmente em defesa dos interesses do comércio de material de construção do Brasil.
O secretário Especial da Sepec, Carlos da Costa, outra autoridade convidada, frisou que todo o setor da construção merece um prêmio porque, mesmo no ano desafiador, o segmento não parou. “Ao longo de toda a pandemia, vocês garantiram que o material de construção chegasse à residência dos brasileiros. Foi um ano que atendemos a mais de 600 demandas do setor produtivo. No caso da Anamaco, acompanhamos, de perto, cada uma das demandas - tributárias, trabalhistas e de crédito - e atendemos 70% delas”, explicou.

                                                  

Construção de um sonho

Voltando à campanha encampada pela Anamaco, o médico Daniel Marconi, idealizador do Projeto Dream, explicou o que é o Diretório de Reabilitação Moderna (Dream) e disse que a iniciativa visa construir um moderno complexo de reabilitação, que será equiparado aos grandes centros do mundo. O objetivo, segundo ele, será tratar pessoas com todos os tipos de deficiência, sejam elas físicas, intelectuais, auditivas ou visuais. “Não por acaso se chama Dream. A ideia é resgatar a autoestima dos pacientes e devolver a eles o direito de sonhar com uma nova vida”, salientou.
Na sequência, Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, contou que tem sonhos muito audaciosos e que o Hospital tem o projeto mais completo de tratamento de câncer no País. “Tínhamos um espaço pequeno na área de reabilitação. Quando pensamos em fazer um projeto com a envergadura do hospital para tratar todas as pessoas de formas iguais e com 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS - sonhamos alto e precisávamos de parcerias audaciosas e algo que pudesse nortear esse sonho”, observou.
Segundo ele, esse sonho se concretizou porque o hospital teve a oportunidade de apresentar o projeto à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que se identifica com as causas sociais, e aceitou ser a madrinha do Projeto. Outro apoio de peso, é a parceria com a Anamaco, que dá ao hospital a oportunidade de apresentar o projeto a todo o segmento da construção. “Essa é uma oportunidade de realizarmos esse sonho o quanto antes”, disse.

                                                  

Reconhecimento e atração musical
Por amadrinhar a campanha, Michelle Bolsonaro foi homenageada com o troféu “Operária nº 1 do Amor e da Solidariedade”. Durante a cerimônia, em participação por link ao vivo de Brasília, a primeira-dama agradeceu a homenagem e o compartilhou com os voluntários do Hospital de Amor. “O trabalho não seria possível sem a força do voluntariado, uma linda prática que deve ser fomentada entre nós, brasileiros. É uma honra ser a madrinha do projeto Dream”, destacou.

   

Como é tradicional, além dos fabricantes, dois executivos do setor foram homenageados. Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, recebeu o troféu  de Personalidade da Indústria, enquanto Tiago Mendonça, CEO da ABC Construção, foi homenageado como Personalidade do Comércio.
Leoncini agradeceu a premiação, disse que a montadora se sente muito orgulhosa em receber a distinção e ele, em particular, por personificar a homenagem. “O prêmio é resultado de um trabalho de cinco anos com a Anamaco, que permitiu chegar a um número de mais de 600 mil unidades vendidas. Tenho certeza de que esses veículos têm ajudado a realizar sonhos porque, afinal, os 140 mil varejistas de material de construção vendem e entregam sonhos”, lembrou.
Mendonça, por sua vez, destacou que o prêmio se torna mais importante em um ano difícil como foi 2020 em que o sentimento de medo esteve tão presente. Medo de perder os negócios, os amigos e entes da família. “Agradeço a Deus por esse momento, todos os colaboradores, aos sócios, franqueados, aos amigos da Construbrasil, à família, esposa e filhos. Tenho o dever de prestar homenagem ao meu avô, que começou como vendedor em uma loja, tornou-se sócio e conseguiu transformar várias vidas de pessoas que passaram pelo seu caminho”, ressaltou.

                                                    

Por fim, Beth Bridi, diretora de Redação da Grau 10 Editora/Revista Anamaco, comentou que o ano de 2020 foi marcado pela superação, solidariedade e amor. “A Revista Anamaco e a Grau 10 Editora têm um enorme orgulho de apoiar a campanha encabeçada pela Anamaco", frisou.
A Revista Anamaco, como já é tradição, circula com uma edição especial trazendo os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco. Na versão virtual do evento, não foi diferente! A Revista Anamaco Digital abriu seu acesso minutos antes do evento começar e bateu seu recorde de leitura neste ano, nas 12 horas que sucederam o início do evento. O QR Code para visualização da Revista Anamaco Digital foi colocado à disposição dos espectadores da live e divulgado, simultaneamente, nas redes sociais da editora e, na sequência, para o mailing da revista.
Nesta edição Especial, todos os 55 segmentos pesquisados tem seus resultados abertos aos leitores, visando o total entendimento da premiação. Entrevistas com os executivos das empresas líderes buscam, ainda, o entendimento dos motivos que colocaram as empresas no posicionamento de destaque.
O Prêmio Anamaco 2020 contou com show de encerramento com a dupla sertaneja Edson & Hudson. Originalmente, estava programada uma apresentação da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Entretanto, com o falecimento do pai dos artistas, Edson & Hudson assumiram o compromisso de encerrar o evento. Além de músicas próprias, cantaram canções de outros artistas do universo sertanejo, como Zezé Di Camargo e Luciano e Chrystian & Ralf.

                                     

 CENAS DE BASTIDORES

   

                                                                                        

                                                                                       

    

Fotos: Grau 10 Editora/Reprodução da Internet e Divulgação/Anamaco

 

 

Noite de homenagens e solidariedade
Compartilhe esse post:

Comentários