Plugues e tomadas

Novo padrão

Agora é pra valer. De acordo com a Resolução do Conmetro Nº 8, de 31 de agosto de 2009, publicada em 02 de setembro passado no Diário Oficial da União, foram definidos os prazos para a comercialização, tanto nas lojas de varejo como no atacado, de plugues e tomadas padrão brasileiro em conformidade com a norma ABNT NBR 14136-2002. O processo de implantação gradual da norma, iniciado em agosto de 2007, tem por objetivo dar segurança às pessoas e às instalações elétricas.
Segundo a Resolução, a partir de 01 de janeiro do ano que vem, os fabricantes de aparelhos elétricos e eletrônicos, assim como importadores desses produtos, deverão comercializar itens somente com plugues e tomadas padrão brasileiro.
Dessa forma, os produtos fabricados até 30 de dezembro de 2009, que sejam diferentes do padrão brasileiro, mas que estiverem em estoque, poderão ser vendidos até 30 de setembro do próximo ano. E, a partir de 01 de outubro de 2010, somente poderão oferecer itens em conformidade com o novo padrão.
Ficou definido, ainda, que os comércios varejista e atacadista, a partir de 01 de janeiro de 2011 deverão comercializar os plugues e tomadas de dois ou três pinos; as tomadas fixas e móveis deverão ter dois ou três contatos; os cordões conector, prolongador e de alimentação, desmontáveis ou não desmontáveis, comercializados isoladamente, somente em conformidade com o padrão.
A partir de 01 de julho de 2011, os plugues dois ou três pinos, as tomadas fixas ou móveis de dois ou três contatos, os cordões conector, prolongador e de alimentação, desmontáveis ou não, incorporados ou comercializados em aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos deverão ser comercializados somente em conformidade coma a ABNT NBR 14136-2002.

Novo padrão
Compartilhe esse post:

Comentários