Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

O novo varejo

Finalizando o penúltimo dia de palestras no Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora, Eugênio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em varejo e bens de consumo, falou sobre "O novo varejo de alta performance, transformação digital, marketplace e outras inovações. As principais conclusões do Encontro VMC, 2018 ilustradas por cases internacionais". O objetivo do VMC, promovido pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em parceria com a Mixxer, e realizado em 11 de abril, foi apresentar temas que provoquem reflexão e mostrar ao varejo de material de construção o que está acontecendo no Brasil e no exterior.
O palestrante contou o que foi debatido no VMC e destacou a transformação digital pela qual o mundo está passando e deu exemplos de ferramentas simples que o varejo pode utilizar para potencializar seus negócios. Ele exemplificou mostrando que os revendedores podem utilizar canais como o Google para mostrar a cara e dar informações aos consumidores de forma amigável e o mais importante: de graça. O varejo pode explorar as facilidades do Google sem custo algum e incluir informações que facilitem a vida dos seus clientes. "É necessário mostrar para o varejo que é possível agir digitalmente sem grandes investimentos", reforçou.
Outra maneira de estar em evidência é criando um site que, segudo ele, pode ser uma ferramenta eficiente e simples de se apresentar aos consumidores. "É muito simples começar a dar passos digitais", enfatizou o palestrante.
Outro exemplo de como é possível chamar a atenção dos consumidores e aparecer nos momentos em que  estão em busca de algum produto é atuar em conjunto com outras lojas no chamado marketplace - o shopping virtual. "O e-commerce está crescendo. A pré-compra na internet é uma realidade. Quem está na internet se torna importante", declarou, acrescentando que qulaquer empresa pode atuar no marketplace e pode começar aos poucos sem expor todo seu portfólio.
Segundo Foganholo, se for possível resumir esse momento de transformação em uma palavra ela é oportunidade. Na sua percepção, o primeiro passo para vender é a oportunidade de engajar o cliente.
A experiência internacional também foi a pauta do Encontro VMC. O palestrante contou que foi apresentada uma palestra com uma rede irlandesa de material de construção que criou uma aliança para lojas independentes. A união dessas empresas prevê ações que vão além de compras conjuntas, como desenvolvimento de layout e de comunicação, ações para promover o mix de produtos, além de treinamentos para todos os aliados.Tudo para criar uma sustentação para o pequeno varejo. "Sozinha a revenda não conseguiria fazer. Dessa forma, o varejo tem uma condição de competição muito melhor. Não é apenas lucrar mais, mas desenvolver eventos que ajudem a socializar esse grupo", defendeu.

O novo varejo
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