Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

O shopper do futuro

Texto: Redação Revista Anamaco

A última palestra do Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora ficou sob a responsabilidade de Fátima Merlin, que atua há mais de 30 anos com varejo, nas áreas de Inteligência, Comportamento do Consumidor & Shopper. Com o tema, "O Shopper do futuro e o futuro do varejo: você está preparado?", a palestrante explicou que para ter sucesso, as lojas precisam conhecer os consumidores e shoppers para desenvolver ações direcionadas.
Segundo ela, o consumidor está ditando regras e transformando o varejo. "Saber quem são, como se comportam, o que querem e como querem é fundamental para atrair, converter e reter, maximizando os resultados. 
Fátima lembrou que o mundo está em transformação e novas tecnologias exigem mudanças na forma de nos relacionar. Na sua percepção, embora as pessoas estejam super conectadas, falta empatia, acolhimento e estamos nos distanciando uns dos outros. 
A palestrante destacou que as mudanças acontecem, também, na forma de comunicação com os clientes porque, hoje, os consumidores conhececm muito dos produtos que querem comprar e, muitas vezes, têm mais conhecimento do que os vendedores das lojas.
Na sua visão, é preciso colocar o consumidor no centro das decisões. "É a shoppercracia. Tudo tem que ser feito com o olhar no consumidor. Saber quem é ele, como se comporta, analisar as variáveis e integrar as áreas da empresa olhando para as necessidades dos clientes, que estão mais seletivos", explicou.
Ela explicou que o shopper do futuro tem até 25 anos, se formando e quer comprar com mais facilidade, que as empresas ofereçam serviços. Para atendê-lo as empresas devem entender qual a melhor mídia para se comunicar com ele e melhorar o direcionamento das verbas para essa comunicação.
Para esse novo consumidor, os atributos mais relevantes que uma companhia deve ter são: que a loja cumpra o que promete, que os produtos não ofereçam riscos à saúde e que tenham bom custo benefício. "As lojas devem oferecer a soução completa para a necessidade dos clientes e não apenas um produto", ensinou.

Foto: Alan Morici/Grau 10 Editora

O conteúdo da palestra, em breve, estará disponível no canal do Youtube da Revista Anamaco

O shopper do futuro
Compartilhe esse post:

Comentários