Perfil do varejo

O varejo de pequeno e médio porte

Estudo encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta as características do empreendedor de pequeno e médio porte do varejo brasileiro. Entre os pontos levantados, a pesquisa mostra que, apesar de uma significativa presença feminina de 31%, os homens lideram o segmento com a fatia de 69% do setor varejista. J
á em relação à escolaridade, 46% dos entrevistados têm ensino médio ante 43%, que possuem formação superior ou pós-graduação. Além disso, cerca de 63% dos entrevistados estão no negócio atual há mais de 10 anos e 67% já havia trabalhado no varejo ou tiveram negócios herdados da família.
O levantamento também aponta que 77% dos empreendedores tiveram que usar capital próprio ou pediram empréstimos aos familiares (9%) na hora de abrir o empreendimento. Do total de empresários entrevistados, apenas 7% disseram ter utilizado linhas de crédito bancário. "Apesar de toda publicidade do Governo sobre uma política de redução de juros e de direto acesso ao crédito, o resultado que chegamos é de que o empreendedor não está sendo alcançado pelo sistema financeiro nacional", avalia Roque Pellizzaro, presidente da Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL).
O estudo informa que 53% dos empresários pretendem investir no negócio, fazendo ampliações na loja, adquirindo maquinário e contratando mais mão de obra. Esses investimentos apontam otimismo com a economia, uma vez que 57% dos entrevistados não esperam aumento da inadimplência.
A pesquisa do SPC foi realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e levou em conta dados coletados em junho deste ano junto a comerciantes varejistas de todas as capitais brasileiras.

O varejo de pequeno e médio porte
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