Obramax impulsiona capacitação na construção civil com canal no YouTube
Texto: Redação Revista Anamaco
Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento do setor da construção civil, a Obramax tem investido em ações para promover a capacitação e o acesso à informação em todas as regiões do País, de forma prática, gratuita e contínua. Uma das principais iniciativas nesse sentido é o canal “Obra é Compromisso”, no YouTube.
Criado em 2018, o canal nasceu a partir de uma pesquisa realizada pela Consumoteca que, na época, revelou que 61% dos profissionais da construção civil entrevistados não tinham formação teórica formal. O levantamento também mostrou que o YouTube era a principal fonte de aprendizado desses profissionais, sendo acessado tanto por operários e ajudantes quanto por engenheiros e arquitetos.
Diante desse cenário, a Obramax identificou na plataforma uma oportunidade de contribuir com a capacitação técnica do setor, oferecendo conteúdo gratuito e acessível, com linguagem simples e direta - de profissional para profissional. Desde então, o canal ultrapassou a marca de 29 milhões de visualizações, soma mais de 550 mil inscritos e registrou um crescimento de 25% entre abril de 2024 e abril de 2025.
O canal publica três vídeos por semana com orientações técnicas voltadas tanto a profissionais da área quanto a consumidores em processo de reforma ou construção. Além dos vídeos, também são realizadas lives semanais, às quartas-feiras, com especialistas, que reforçam a proposta educativa da marca. Elas são organizadas em séries temáticas, o que visa facilitar o entendimento e o aprofundamento de cada tema.
Juliana Piccolotto, diretora de Omnicommerce e Marketing da Obramax, explica que o canal faz parte do plano tático da marca de contribuir com a formação técnica no Brasil. Em um cenário onde muitos profissionais ainda buscam aprendizado por meios informais, a recomendação confiável é cada vez mais valorizada. “A atuação da Obramax nas plataformas digitais tem sido essencial para ampliarmos a capacitação dos profissionais do setor, oferecendo conteúdos seguros no dia a dia da construção civil. Por meio de porta-vozes autênticos da marca, conseguimos desenvolver uma reputação sólida e enfrentar um dos grandes desafios do setor: a qualificação”, reforça Juliana.
Foto: Divulgação