Empresas

Oregon Tool reduz em 75% o consumo de óleo em máquinas da área produtiva

Texto: Redação Revista Anamaco

Como resultado da edição deste ano da Semana Lean, evento que busca soluções para reduzir custos, insumos e tempo a partir de experiências e testes práticos, a Oregon Tool conseguiu reduzir em 75% o consumo de óleo de rebitagem, processo de montagem de peças nas máquinas da empresa. Com isso, o fabricante consegue melhorar o desempenho de seus equipamentos e reduzir o desperdício na linha produtiva. A ação também gera economia nos custos operacionais.
Os testes foram coordenados por Alessandra Dorigo, integrante da equipe do setor de produção, com ajuda de Eduardo Biazio, Juliano Souza e Rafael Vinicius e apoio de outros colegas. “Uma máquina que consumia dois litros por dia, hoje consome 500 mililitros. O teste foi feito em duas máquinas que, com a redução do óleo, apresentaram um desempenho maior do que as que utilizavam a quantidade anterior”, explica Alessandra.
A ação incluiu, ainda, palestras de conscientização, ministradas a toda a equipe de montagem, de todos os turnos da empresa. Com uma de suas fábricas em Curitiba (PR), a companhia americana Oregon Tool fabrica equipamentos e produtos voltados ao segmento florestal e de jardinagem.
João Fiorucci, coordenador de Meio Ambiente da companhia, destaca que todo o óleo utilizado na Oregon passa por coleta e refino para ser 100% reciclado, mantendo suas características sem gerar resíduos ou agredir o meio ambiente. O processo garante o reaproveitamento integral do insumo, alinhando a produção a práticas sustentáveis. “Ainda assim, a redução atingida pela equipe minimiza também as emissões e resíduos. O uso racional do óleo, além de incidir no menor custo de produção, impacta, positivamente, os clientes, já que as correntes chegam limpas, sem acúmulo de óleo nas embalagens”, explica Fiorucci.
A Semana Lean é realizada, anualmente, na filial brasileira desde 2023. O projeto premia iniciativas que promovam melhorias na segurança, produtividade e qualidade dos processos da empresa. As propostas são divididas nas categorias Kaizen, Projetos e Inovação. A votação é feita entre os integrantes das equipes e os três mais votados apresentam as propostas para uma banca que define as colocações.


Foto: Divulgação

Oregon Tool reduz em 75% o consumo de óleo em máquinas da área produtiva
Compartilhe esse post:

Comentários