Otimismo entre os consumidores - Revista Anamaco

Pesquisa

Otimismo entre os consumidores

Texto: Redação Revista Anamaco

A confiança do consumidor brasileiro está cada vez mais próxima do campo otimista (acima de 100 pontos). De acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) e pela PiniOn, em setembro, o indicador registrou 94 pontos. O resultado representa uma alta de 3,3% em relação a agosto e de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2021.
A análise feita pelos economistas do IEGV é de que o resultado reforça a tendência crescente do indicador observada desde maio do ano passado. “O aumento da confiança ocorreu em todas as regiões do País, sendo mais pronunciado no Sul e no Nordeste. A exceção foi o Sudeste, onde o INC se manteve estável na margem de erro”, pontua Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da entidade. Os dados mostram que, na abertura por classes socioeconômicas, houve elevação geral do índice, em especial para as famílias das classes D e E.
Quando questionados sobre a situação financeira, a percepção negativa das famílias ainda se mostra elevada. “Foi possível notar uma melhora relativa mais intensa do que ocorreu na leitura anterior, por causa da segurança no emprego”, esclarece.
A pesquisa indica que as expectativas positivas sobre a situação financeira das famílias e a evolução do País apresentaram aumento mais intenso do que em agosto.
O INC apontou melhora, também, na percepção sobre a situação atual e maior otimismo em relação ao futuro. O reflexo disso é a maior proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis, tais como geladeira e fogão. “O resultado deste mês reforça a tendência de recuperação da confiança do consumidor, baseada principalmente na melhora das expectativas com relação à sua situação financeira e, também, pela percepção cada vez menos negativa da situação atual”, afirma Gamboa.

Foto: Adobe Stock

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