Painel solar da Komeco recebe Selo Procel de eficiência energética
Texto: Redação Revista Anamaco
O módulo fotovoltaico de 575W, da Komeco, conquistou o Selo Procel de Eficiência Energética - a principal certificação de desempenho energético do Brasil. De acordo com a empresa, o produto apresenta rendimento de, aproximadamente, 22,30%. “O Selo assegura que o cliente está investindo em um painel com alta eficiência energética”, afirma Marileila de Freitas, engenheira da empresa, que explica que a conquista é fruto de um rigoroso processo de testes técnicos conduzido por laboratórios credenciados.
Para obtê-lo, os módulos fotovoltaicos precisam comprovar, em laboratório, a potência informada pelo fabricante. A Komeco enviou painéis aleatórios diretamente de seu estoque e não amostras específicas para teste como é comum e os ensaios foram realizados pelo Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reforçando a credibilidade dos resultados.
O painel solar certificado também possui certificação do Inmetro, que atesta conformidade com as normas técnicas brasileiras em segurança e desempenho. O módulo é composto de células monocristalinas N-Type, com tecnologia TopCon que melhora a passagem de corrente elétrica, o que aumenta a eficiência e garante a menor degradação ao longo do tempo.
Foto: Divulgação