Palestras focadas no matcon e interação com o público - Revista Anamaco

Matercon Brasil

Palestras focadas no matcon e interação com o público

Texto: Redação Revista Anamaco

A 4ª caminhada Matercon Brasil - Prysmian - 3km foi o primeiro compromisso do dia dos participantes da 29ª edição Matercon Brasil, cujo tema é A Nova Loja Matercon - Um Centro de Relacionamento.
O segundo dia de conteúdo foi aberto por Claudio Conz, presidente do Sindicado do Comércio de Material de Construção do Estado de São Paulo (Sincomaco), que deu uma perspectiva sobre “Cenário Matcon 2023: Consigo Melhores Resultados?”

                                                                                                                         
Segundo ele, com o reconhecimento do setor como atividade essencial durante a pandemia, o varejo registrou e vem registrando crescimento. “Estamos vivendo um ano de acomodação de preços porque a venda não cresceu, mas os preços, sim. O que faz com que haja um ajuste”, frisou.
Conz disse, ainda, que é importante que o lojista fique atento ao caixa porque houve uma certa desvalorização do estoque. Dessa forma, nesse momento, é fundamental ficar de olho no que está acontecendo e não permitir que haja rupturas.
Em sua apresentação, Conz citou alguns pontos que acredita ser o segredo do sucesso do varejo do setor. Segundo ele, temas como inclusão social, uso racional da água, esforço da equipe comercial, elasticidade nos preços, cauda longa e presença na internet podem ser alguns assuntos que, se bem trabalhados, podem levar as lojas a registrar bom desempenho.
Na sequência, Diego Oliveira, CEO da Youpper Insights, e Juliana Jozzolino, diretora de Mercado da Rede Bahia, falaram sobre “O novo consumidor”. Oliveira iniciou a palestra dizendo que esse novo consumidor está em formato beta, ou seja, em reconstrução. Na sua visão, pelo tamanho do Brasil, temos várias culturas, costumes e hábitos e que devem ser realizadas ações de comunicação que atendam a atenção desse público variado. “Ao mesmo tempo em que há muitas informações, elas, às vezes, deixam os consumidores confusos e sem saber o que fazer. Dessa forma, é importante entender com quem se quer falar, como e em qual momento”, observou.
                                                                                            
Juliana destacou que é um desafio diário saber de que forma a empresa deve se comunicar com o cliente e entender suas necessidades. Falando em novas preferências, segundo ela, para 44% dos consumidores, o Pix é a maior facilidade do varejo e que essa modalidade de pagamento chegou para ficar. “Esse dado é bem conclusivo, sobretudo para os lojistas que estão na ponta e verificam, na operação de vocês, que o Pix trouxe dinamismo para o mercado”, comentou.
Além disso, 56% das pessoas preferem um atendimento pós-venda por e-mail, enquanto o WhatsApp aparece logo na sequência. Com o consumidor conectado e dividido entre o físico digital, 58% deixam de comprar por conta do frete alto. Ela citou, também, o que faz o cliente comprar pela internet ou se deslocar até um ponto de venda físico. “Até 2025, haverá um incremento de 30% no comércio omnichannel no Brasil”, revelou.

                                                                                             
Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo, ficou responsável pelo tema “A nova loja matercon: um centro de relacionamento”. Na sua percepção, o mundo do varejo está mudando rapidamente e fatores como guerra, pandemia e tecnologia acelerama essa transformação. “Estamos vivendo uma mudança intensa de consumo ocasionada pela pandemia. O varejo responde ao hábito de mudança das pessoas”, salientou. 
Segundo ele, o varejo que se conhecia acabou e, para alguns segmentos, é questão de sobrevivência se adaptar”, disse.
Encerrando as palestras, aconteceu o debate “A nova loja matercon”. Mediado por Alexandre Cohim, vice-presidente da Acomac Bahia, o bate-papo com o público contou com a participação de Claudio Conz, Diego Oliveira, Juliana Jozzolino, Daniel Zanco, Abílio Netto, CEO da Carajás Home Center e Jairo Uemura, presidente da Mebuki.
Logo após o almoço, os participantes poderão conferir a 1ª Copa de Beach Tennis Matercon Brasil - Vedacit.
Paralelamente, o entretenimento da tarde também contará com o piscinaço Samba Day - Batifun. O jantar de encerramento na área verde será uma noite caribenha regada a salsa com a Banda Salsa Baiana.
O evento acontece até amanhã - 23 de outubro - Resort Vila Galé Mares, na Praia de Guarajuba (BA). 

CLIQUE AQUI e confira as palestras na íntegra

Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora

Palestras focadas no matcon e interação com o público
Compartilhe esse post:

Comentários