Para melhorar a jornada do consumidor, Multicoisas renova layout de lojas
Texto: Redação Revista Anamaco
A Multicoisas lançou um novo conceito arquitetônico para suas lojas. Desenvolvido pelo arquiteto Cleiton Vieira, o projeto busca tornar a jornada do consumidor mais intuitiva, acolhedora e conectada à identidade da marca.
De acordo com Vieira, a reformulação se baseia em três pilares principais: otimização do fluxo de clientes, ambientação moderna e reforço da identidade. O arquiteto conta que o desafio é ser uma loja de soluções e de descobertas. “Queremos que o cliente encontre o que precisa e se surpreenda com aquilo que não imaginava precisar. Criamos um layout que acolhe como a casa de um amigo, convida à exploração e entrega funcionalidade”, explica.
O novo layout organiza os produtos por família e tipo de uso, com sinalização clara e zonas específicas para categorias como hidráulica, elétrica, ferramentas e utilidades domésticas. A ambientação conta com iluminação quente (3000K), espaços instagramáveis, café, corredores amplos e mobiliário que mistura serralheria e madeira para valorizar os produtos.
Vieira salienta que um dos destaques é a “zona de descompressão” na entrada, com pelo menos 3m livres de exposição, permitindo que o consumidor se familiarize com o espaço e se sinta bem-vindo. “A jornada do cliente foi o centro de todas as decisões. Desde a entrada até o check-out, tudo foi planejado para ser fluido e eficiente, com apoio do marketing e da equipe de vendas em pontos estratégicos”, afirma o arquiteto.
Segundo ele, o projeto foca no design como ferramenta estratégica, com elementos da arquitetura industrial e material durável como metal e madeira clara, mantendo o tom acolhedor e prático da marca. “O layout traduz, visualmente, o posicionamento ‘ir além das coisas’, oferecendo soluções completas e atendimento consultivo. TVs demonstrativas, bancadas de serviço e o espaço ‘Multlab’ ampliam a interatividade e criam uma experiência sensorial que não pode ser replicada no digital”, destaca Vieira.
Em termos operacionais, o conceito inclui estoque aéreo, mobiliário com painéis perfurados, que aumentam a exposição por metro quadrado, e superfícies fáceis de limpar, com menor custo de manutenção.
As primeiras unidades com o novo layout já foram inauguradas e registram melhora nos resultados de vendas. “O modelo se mostrou tão eficaz que virou pauta de convenção. Não impomos o retrofit aos franqueados, mas mostramos com dados que vale a pena”, conta o arquiteto.
Com formatos adaptáveis, incluindo o modelo compacto "Multicoisas Ágil", a proposta está alinhada à estratégia de expansão da marca, permitindo padronização sem perder a capacidade de atender a mercados diversos. “O novo design também torna a operação mais atrativa para potenciais investidores, facilita a replicação e fortalece a consistência da Rede”, acrescenta.
Vieira diz, ainda, que o novo layout reflete o propósito institucional da Multicoisas, guiado pelo conceito SEC - Servir, Evoluir e Conscientizar. “O design de loja é um pilar fundamental da construção de marcas fortes no varejo ao comunicar os valores da marca, influenciar o comportamento do consumidor, melhorar a operação e gerar diferenciação”, finaliza.
Foto: Divulgação