Parceria entre a AkzoNobel e a Chep impulsiona a economia circular - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Parceria entre a AkzoNobel e a Chep impulsiona a economia circular   

Texto: Redação Revista Anamaco

A parceria entre a AkzoNobel e a Chep, empresa de logística sustentável, tem potencializado e impulsionado a economia circular, modelo de negócio praticado por ambas as empresas. Recentemente, o fabricante de tintas recebeu um selo de sustentabilidade da Chep por seu compromisso e resultados obtidos junto à agenda ESG ao promover um futuro para a logística sustentável. A certificação tem metodologia da consultoria ambiental RDC Environment, sediada na Bélgica. 
A solução encontrada pela AkzoNobel na utilização de paletes Chep possibilitou a redução de resíduos em 97% na cadeia logística ou 751 toneladas a menos em aterros sanitários, o que equivaleria, por exemplo, a 68 milhões de copos de café descartados sem reciclagem ou descartados inadequadamente.
Além disso, de acordo com Flávia Takeuchi, gerente de Sustentabilidade na AkzoNobel, essas ações também evitaram a emissão de 730 toneladas de carbono, uma vez que foram escolhidos os paletes de madeira certificada, com um sistema de compartilhamento e reutilização, em vez dos paletes brancos que, muitas vezes, são descartados após um único uso.  “Somos duas empresas muito comprometidas com sustentabilidade, que têm ambições e reconhecimentos muito importantes. Um desses pontos de união é o trabalho em prol da economia circular”, destaca. 
Entre as outras iniciativas de economia circular da companhia está a Estação Reviver. Inaugurada em 2017, submete toda a água residuária da fábrica de Mauá (SP) a um reaproveitamento que possibilita seu reuso no futuro. O objetivo, nesse sentido, é sempre utilizar 100% dessa água na fabricação de produtos e em processos.
Já o modelo de economia circular da Chep funciona por meio do sistema de ‘pooling’, onde o palete sai dos galpões do fornecedor com os produtos e vai até o cliente final, um supermercado, por exemplo. Após esse processo, a Chep recolhe o palete e o inspeciona para ser novamente utilizado com segurança pelo fornecedor dos produtos. “A nossa operação nasce com a economia circular e vemos que temos essa ‘circularidade’ em comum com a AkzoNobel. A entrega do certificado de sustentabilidade coroa uma série de ações que temos e teremos em parceria com a empresa, como voluntariado de restauração ecológica e ação social para pintar escolas de comunidades. Queremos construir juntos uma cadeia de abastecimento regenerativa”, comenta André Cardoso, Country Manager Brasil da Chep.

Foto: Divulgação

Parceria entre a AkzoNobel e a Chep impulsiona a economia circular    
Compartilhe esse post:

Comentários