Passado, presente e futuro - Revista Anamaco

Ecomac Nordeste 2022 - Edição Ceará

Passado, presente e futuro

Texto: Redação Revista Anamaco

Depois de uma concorrida e animada abertura na noite anterior, a programação de conteúdo do Ecomac Nordeste - Edição Ceará, cujo tema deste ano é “Pessoas e tecnologia desenvolvendo o matcon” teve início, em 24 de junho, com a palestra “Pessoas e Tecnologia”, ministrada por Elói Assis, diretor Executivo de Varejo e Distribuição TOTVS. Em sua apresentação, Assis falou sobre as tendências do varejo centradas em pessoas e tecnologia. Segundo ele, este ano, a NRF, considerado o maior evento de varejo do mundo, consagrou o omniconsumidor. Segundo ele, embora há muito se fale sobre o fim das lojas físicas, essa ideia está longe de acontecer, mas reforçou que os pontos de venda físicos precisam se adaptar e acompanhar o novo consumidor, que preza pela experimentação, o que justifica o crescimento dos serviços nas lojas físicas. "As lojas físicas não vão morrer, mas temos de entender como ela deve evoluir.  A experiência na loja física é a prestação de serviços. É isso que faz o consumidor sair de casa. É preciso sair mudar a realidade de vender apenas o produto e entender que é preciso vender serviços", reforçou.
Assis lembrou que o metaverso, uma novidade para os consumidores mais "velhos" não é uma novidade para a geração Z, que cresceu e está crescendo am ambientes virtuais dos games. "Essa já é uma realidade da geração Z há muito tempo", observou.
Outro ponto destacado pelo executivo foi a mudança no perfil das cidades no pós-pandemia, Segundo ele, o trabalho remoto fez aumentar as compras no comércio local. "Com as pessoas em casa e sem fazer grandes deslocamentos para comprar, nasceu o conceito de cidade de 15 minutos, ou seja, as necessidades humanas e muitos dos desejos dos moradores  devem estar a, até, 15 minutos de casa", comentou.
Por fim, Assis destacou que o grande erro do varejo é pensar a loja física e digital como coisas distintas. Ele frisou que o cliente quer esses dois canais atuando de maneira integrada, com preços iguais e permitindo que ele compre de qualquer lugar e possa retirar onde for melhor para ele. A loja física precisa dar apoio para todas as necessidades dos clientes. "É difícil gerenciar tantas formas de entrega, mas é uma tendência", finalizou.

                                                                   

Em seguida, “Paixão, força e coragem”, foi o tema escolhido por Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina, para o Ecomac. O executivo, que durante 30 anos ocupou a presidência da empresa, deu detalhes da fundação da Tramontina e contou como o fabricante chegou ao posto que ocupa hoje. Uma das empresas mais fortes e renomadas em atuação no País e no exterior, com números que impressionam: fabricação anual de 500 milhões de talheres, 50 milhões de ferramentas, 70 milhões de panelas e 90 milhões de facas.
Tramontina reforçou que o segredo do sucesso é cumprir o que se promete e frisou. “Tome decisões, não deixe para depois. Faça o simples, pense de forma positiva e acredite nas pessoas. Já que temos que pensar, vamos pensar grande”, destacou.

CLIQUE AQUI e confira, na íntegra, a palestra de Clóvis Tramontina.

                                                                   

Na sequência, Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos, falou sobre os “Rumos da Economia Brasileira”. De acordo com Margato, não é possível falar sobre o Brasil sem olhar para o cenário externo. O executivo frisou a preocupação com a inflação e lembrou que a alta dos preços é um fenômeno global causado pela pandemia, com a oferta de produtos, que foi limitada pela paralisação das fábricas. Por outro lado, houve estímulos com queda nas taxas de juros e oferta de créditos.
Margato discorreu, ainda, sobre os efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia, economia nos Estados Unidos, câmbio, crédito, mercado de trabalho e desempenho do varejo de material de construção no Brasil.
A apresentação foi complementada com a participação, on-line, de Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos. Ele destacou que vivemos um momento muito complexo da economia brasileira e que ainda estamos vivendo com os efeitos da pandemia. “Diferentemente de 2008, temos um problema sanitário, que gerou um processo inflacionário. Independemente de quem ganhar as eleições no Brasil, seguiremos avançando. Temos uma mensagem de cautela, conservadorismo, mas de olho nas oportunidades”, observou.

CLIQUE AQUI e confira, na íntegra, a palestra os “Rumos da Economia Brasileira”.

A sexta-feira foi encerrada com o show Clássicos de Boteco - Luís Marcelo & Gabriel - Marcos Lessa.

                                                                
O Encontro acontece até domingo (26 de junho) no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia, nas proximidades de Fortaleza (CE).

 

Fotos: Simone de Oliveira / Grau 10 Editora

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