Pelo quinto mês seguido, intenção de consumo das famílias recua em julho - Revista Anamaco

Economia

Pelo quinto mês seguido, intenção de consumo das famílias recua em julho

Texto: Redação Revista Anamaco

O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), passou de 91,3 para 89,8 pontos em julho, registrando recuo de 1,7% em relação a junho. A queda do índice, em comparação com o mês anterior, vem acontecendo desde março e é a quinta consecutiva, refletindo as dificuldades enfrentadas pelas famílias brasileiras para manter o padrão de vida.
Embora o ICF apresente alta de 5,5% em relação a julho de 2018, todos os componentes do indicador apresentaram taxas negativas, situação equiparável à do período de crise econômica em 2015/2016. No acumulado de 2019, a taxa, que encerrou o primeiro semestre zerada, agora está em patamar negativo de 1,7%.
O subindicador Momento para Duráveis registrou a maior variação negativa: 3,8%, evidenciando que as famílias não se sentem confiantes em adquirir este tipo de bem, cujas características dependem do crédito, da prestação dentro do orçamento e da confiança para o pagamento futuro.
Outro subindicador que contribuiu fortemente para derrubar a ICF foi Perspectiva de Consumo, com recuo de 3,2%, demonstrando que as famílias estão cautelosas. A situação não se apresenta favorável para o setor do comércio, uma vez que as vendas podem diminuir diante de um quadro de menor propensão ao consumo.
As sucessivas quedas do indicador evidenciam que o endividamento das famílias torna a conjuntura de recuperação econômica mais difícil. Se no cenário de escassez de crédito os juros pouco cedem, as empresas acabam adiando investimentos e o desemprego vai se mostrando resistente em diminuir.
Em julho, os subíndices Renda Atual e Emprego Atual recuaram 0,6%, mostrando que os orçamentos domésticos podem não estar dando conta das despesas e que as expectativas quanto ao emprego ainda não são tão promissoras.

Foto: Adobe Stock

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